Logo FUVEST

Questão 49 Fuvest 2020 - 1ª fase

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 49

Reprodução (Fungos)

TEXTO PARA AS QUESTÕES 48 E 49 

       Óbitos por cepas de bactérias resistentes a antibióticos vêm crescendo. Um estudo do governo britânico estima que, em escala global, os óbitos por cepas resistentes já cheguem a 700 mil por ano. E as coisas têm piorado. Além das bactérias, já estão surgindo fungos resistentes, como a Candida auris.
    Qualquer solução passa por um esforço multinacional de ações coordenadas. O crescente número de governos isolacionistas e até antidarwinistas não dá razões para otimismo. Há urgência. O estudo britânico calcula que, se nada for feito, em 2050, as mortes por infecções resistentes chegarão a 10 milhões ao ano.

   Hélio Schwartsman, “Mortes anunciadas”. Folha de São Paulo, Abril/2019.
Adaptado.


Várias espécies do gênero Candida, que pertence ao grupo de fungos unicelulares, reproduzem‐se por brotamento (gemulação), espalhando‐se rapidamente. No grupo dos fungos pluricelulares, a rápida colonização de novos ambientes deve‐se, em grande parte, ao fato de que esse grupo possui



a)

esporos haploides que germinam e colonizam o ambiente. 

b)

reprodução assexuada, produzindo descendentes que são  genotipicamente diferentes. 

c)

zigotos haploides que crescem aceleradamente com mitoses sucessivas.  

d)

cistos de resistência que encapsulam adultos diploides. 

e)

fases autotróficas, podendo viver sem disponibilidade de  alimento externo. 

Resolução

Os fungos apresentam dois modos de reprodução: assexuada, na qual os indivíduos formados são geneticamente idênticos; e sexuada, na qual os indivíduos formados são geneticamente diferentes. A reprodução assexuada pode ocorrer de três diferentes formas: por meio de fissão binária e brotamento (no caso de espécies unicelulares) e por meio da produção de esporos (no caso de espécies multicelulares). Já a reprodução sexuada ocorre somente por meio da produção de esporos.

Em fungos unicelulares, conhecidos como leveduras (por exemplo, Candida sp. e Saccharomyces cerevisiae), tanto a fissão binária quanto o brotamento envolvem processos de mitose. No caso do brotamento, uma célula-mãe forma um ‘broto’: uma célula-filha que mantém conexão citoplasmática com a célula-mãe e que cresce ao longo do tempo. A célula-filha em crescimento recebe um núcleo originado a partir da mitose sofrida pelo núcleo da célula-mãe e se separa desta, o que forma duas novas células (Figura 1).

Figura 1: reprodução assexuada por brotamento. Fonte: Solomon et al. (2014) Biology. Brooks Cole, 10th Edition.

 

Em fungos multicelulares, o corpo do fungo é constituído pelo micélio, uma estrutura constituída pela aglomeração de filamentos tubulares ramificados chamados de hifas. Em várias espécies de fungos, as hifas podem desenvolver estruturas chamadas de esporângios em suas extremidades, locais onde irá ocorrer a formação de esporos, unidades constituídas por uma única célula haploide (n) e que têm a capacidade de germinar, originando um novo indivíduo (Figura 2). Os esporângios podem se formar sem que ocorra a mistura de material genético (reprodução assexuada) ou eles podem se formar apenas após a cariogamia (fusão de núcleos haploides), sendo este um processo característico da reprodução sexuada. A reprodução assexuada nos fungos multicelulares envolve a produção de esporos por mitose, de modo que estes são geneticamente iguais ao fungo parental. Esporos produzidos mitoticamente são chamados de mitosporos e, no caso do grupo dos ascomicetos, conídios ou conidiósporos.

Figura 2: reprodução assexuada por meio da produção de esporos. Fonte: Solomon et al. (2014) Biology. Brooks Cole, 10th Edition.

Os esporos são adaptados para a sobrevivência e a dispersão, sendo capazes de suportar condições ambientais adversas por períodos prolongados. Em muitas espécies, a dispersão dos esporos é potencializada por mecanismos morfológicos ou fisiológicos que induzem a liberação forçada dessas estruturas a partir dos esporângios, facilitando o seu transporte pelo vento. Este fato, aliado à leveza e abundância dos esporos formados (chegando aos trilhões de unidades em algumas espécies), torna a reprodução por meio da produção de esporos um mecanismo extremamente eficiente para a propagação dos fungos e para a colonização de novos ambientes.

a) Correta. Conforme explicado acima.

b) Incorreta. Na reprodução assexuada, os descendentes formados são geneticamente iguais, seja o processo realizado por fissão binária, brotamento ou produção de esporos.

c) Incorreta. Os zigotos são formados pela fusão de núcleos haploides durante a reprodução sexuada, sendo, portanto, células diploides (2n).

d) Incorreta. Os fungos não formam cistos, estruturas de resistência produzidas por várias espécies de animais e protozoários.

e) Incorreta. Os fungos são seres vivos heterótrofos, dependendo da absorção de nutrientes orgânicos do ambiente.