Qual das curvas representa o crescimento de um inseto hemimetábolo, desde seu nascimento até a fase adulta?
a) |
|
b) |
|
c) |
|
d) |
|
e) |
|
O desenvolvimento dos insetos pode ser direto ou indireto. No primeiro tipo, o animal que se desenvolve a partir do ovo não é morfologicamente diferente da versão adulta e, por isso, não passa por fase larval ou metamorfose. Esses insetos são conhecidos como ametábolos, como por exemplo a traça de livro. Já no segundo tipo, o indireto, ocorre tanto uma forma larval, que é morfologicamente distinta da adulta, como também a metamorfose. Nos holometábolos (mosquitos, moscas, abelhas e vespas), que são maioria das espécies de insetos, a fase larval tem morfologia muito diferente da forma adulta e a metamorfose ocorre exclusivamente na fase de pupa. Nos insetos hemimetábolos (barbeiros, gafanhotos, baratas, cupins), as formas larvais são conhecidas como ninfas e não apresentam diferenças morfológicas tão evidentes em relação à forma adulta. Nesse tipo de desenvolvimento a metamorfose não ocorre em um momento específico, mas durante todo o processo de desenvolvimento, as ninfas crescem passando por mudas e originam ninfas cada vez maiores e com a morfologia cada vez mais parecida com a do futuro adulto, por esse motivo a hemimetabolia também é descrita como metamorfose gradual. Vale lembrar também que as ninfas não possuem a maturidade sexual, característica que se desenvolve apenas na forma adulta.
Outra característica marcante no crescimento desses animais é a ocorrência da muda, verificada também em todo o filo dos artrópodes e no filo dos vermes nematoides. Nos artrópodes, o exoesqueleto, formado por quitina associada à proteínas, é um fator limitante para o crescimento, que só ocorre durante a fase da muda. Também conhecida por ecdise, a muda pode ser descrita como uma troca periódica do exoesqueleto para que ocorra o crescimento do animal. Após a conclusão da muda o novo exoesqueleto formado passará a oferecer novamente uma limitação para o crescimento, interrompendo novamente o aumento de tamanho do organismo. Por esse motivo, nos filos mencionados o crescimento é descontínuo, havendo períodos de crescimento alternados com períodos em que o animal não cresce, como no gráfico abaixo.
Com essas considerações podemos concluir que:
a) Incorreta. No gráfico apresentado o animal tem crescimento contínuo e a taxa de crescimento é a mesma em todo o período de crescimento.
b) Incorreta. No gráfico da alternativa o ser vivo tem crescimento contínuo e a taxa de crescimento que se acelera a medida que ele fica mais velho.
c) Incorreta. No gráfico apresentado o animal tem crescimento contínuo e a taxa de crescimento é menor no início e ao final da vida.
d) Incorreta. O gráfico apresentado é de uma animal que apresenta crescimento contínuo e uma taxa de crescimento maior no início da vida.
e) Correta. O gráfico apresentado é semelhante ao esperado para um inseto, com períodos de crescimento que se alternam com a interrupção do mesmo, ou seja, um crescimento periódico, ocorrendo em vários momentos durante a vida, nas ocasiões da muda.