Analise os esquemas simplificados das células 1 e 2:
Células como as representadas em 1 e 2 podem ser encontradas, respectivamente, no
a) |
sangue e no fígado. |
b) |
osso e no pâncreas. |
c) |
músculo esquelético e no pâncreas. |
d) |
músculo cardíaco e no osso. |
e) |
pâncreas e no fígado. |
O organismo humano apresenta diversos tipos celulares, cada um dotado de características celulares que se adequam à função da célula no tecido e no órgão ao qual ele pertence. As células eucariontes possuem uma organização mais sofisticada em relação às procariontes, os compartimentos membranosos isolam reações e os fenômenos biológicos, criando maior complexidade e eficiência dos mecanismos de sobrevivência. Esses compartimentos são formados pelas organelas, estruturas intracelulares que exercem funções diferenciadas dentro da complexa máquina celular. Nesse contexto, as características citológicas internas das células, como o tipo de organela predominante e a presença específica de algumas delas, refletem a função dos diversos tipos celulares.
As células apresentadas são esquemas simplificados de tipos celulares encontrados em órgãos ou tecidos. Como os esquemas são simplificados, as imagens não pode ser analisada exatamente como são apresentadas, mas do ponto de vista de suas qualidades genéricas mais marcantes. Dessa forma, na célula 1, a qualidade que se destaca é a presença de muitas mitocôndrias e, na célula 2, a presença de muitas vesículas secretoras.
As mitocôndrias são organelas celulares responsáveis pela oxidação de carboidratos e gorduras com a finalidade de se gerar o ATP (trifosfato de adenosina), a moeda energética da célula, já que fornece a energia para todos os processos biológicos que precisam dela para ocorrer. A grande quantidade de mitocôndrias da célula 1 sugere que esta produz muito ATP e o usa amplamente, portanto, deve fazer parte de um tecido que consome muita energia em seu funcionamento, como uma célula muscular ou nervosa, por exemplo.
Já a célula 2 apresenta grande quantidade de vesículas secretoras, qualidade que sugere a função secretora do tecido ao qual ela faz parte, propriedade típica de um tecido glandular, por exemplo.
Com essas considerações podemos afirmar:
a) Incorreta. A célula 1 não poderia ser a do sangue, dado que as hemácias não possuem núcleo e sistema de organelas desenvolvido. A célula 2 poderia ser associada com os hepatócitos, uma vez que o fígado é responsável pela produção de diversas moléculas funcionais com função exócrina e endócrina.
b) Incorreta. A célula 1 não pode ser associada com o osso, pois as células dessa estrutura, os osteócitos, por exemplo, não se destacam pela grande quantidade de mitocôndrias. A célula 2 poderia ser associada com o pâncreas, esse órgão tem função secretora bem destacada, sendo responsável pela secreção exócrina do suco pancreático e a secreção endócrina da insulina e glucagon. A célula 2 poderia ser associada com o pâncreas, órgão tem função secretora, sendo responsável tanto por secreções exócrinas como endócrinas.
c) Correta. A célula 1 pode ser associada com o músculo esquelético, pois esse tecido se destaca pela grande demanda energética em seu metabolismo ao exercer sua função. As células dos fibras estriadas esqueléticas são alongadas, possuem grande quantidade de miofibrilas envolvidas pelo retículos sarcoplasmático, às margens do retículo encontram-se inúmeras mitocôndrias que realizam a respiração aeróbica e geram o ATP necessário para o deslizamento da molécula da actina sob a molécula da miosina, fenômenos essencial para o encurtamento das miofibrilas e, consequentemente, para a contração muscular.
Modificado a partir de http://www.imagexia.com/composicion-fibras-musculares/. Acessado dia 25/11/2019.
Já a célula 2 poderia ser associada com o pâncreas, esse órgão tem função secretora bem destacada, sendo responsável pela secreção exócrina do suco pancreático e a secreção endócrina da insulina e glucagon.
Modificado a partir de http://saudecelulahumana.blogspot.com/2016/. Acessado dia 25/11/2019.
d) Incorreta. A célula 1 poderia ser associado ao músculo cardíaco, que também apresenta grande consumo energético e, consequentemente, muitas mitocôndrias. Já a célula 2 não pode ser associada com o osso, pois as células predominantes dessa estrutura, os osteócitos, não se destacam pela grande quantidade de vesículas de secreção.
e) Incorreta. Embora a célula 2 possa ser associada ao fígado, pelos motivos já descritos, a célula 1 não pode ser considerada a típica célula pancreática, embora tenha mitocôndrias, esta não se encontra de grande número.