Logo FUVEST

Questão 62 Fuvest 2020 - 1ª fase

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 62

Grandes Navegações

A representação cartográfica a seguir refere‐se à viagem de circunavegação, iniciada em Sanlúcar de Barrameda, na Andaluzia, em 20 de setembro de 1519, e comandada pelo português Fernão de Magalhães, a serviço da monarquia da Espanha.  A despeito da repercussão da viagem para o desenvolvimento dos conhecimentos náuticos e para a exploração do Oceano Pacífico, Battista Agnese foi um dos poucos cartógrafos a registrar a empreitada de Magalhães. 

Battista Agnese, Atlas Portulano, 1545. Biblioteca Digital Mundial.  Disponível em https://www.wdl.org/pt/.


A representação cartográfica de Battista Agnese 



a)

revelava a permanência das técnicas e sentidos simbólicos da cosmografia medieval, que orientaram os navegadores ibéricos na época da expansão ultramarina.

b)

estava vinculada aos dogmas cristãos e procurava conciliar o registro da viagem de Fernão de Magalhães com a perspectiva de Terra Plana ainda presente entre letrados cristãos.

c)

estava baseada nos relatos dos navegadores, no acúmulo de conhecimentos acerca das rotas marítimas e em estimativas de distâncias a partir de cálculos matemáticos e da planificação do globo terrestre.

d)

apresentava o Oceano Pacífico em suas reais dimensões de acordo com o entendimento de Fernão de Magalhães e de Cristóvão Colombo e em desacordo com as perspectivas cristãs.

e)

estava assentada nos conhecimentos e detalhamentos geográficos bíblicos e nas formulações cosmológicas de Ptolomeu, fundamentais para o sucesso da viagem de Fernão de Magalhães.  

Resolução

a) Incorreta. O mapa em questão não apresenta a permanência de técnicas e sentidos simbólicos da cosmografia medieval. As figuras religiosas ali presentes remetem a alguma cosmologia medieval, que permanecia no período moderno. Também podemos dizer que as técnicas utilizadas pelos navegadores ibéricos já estavam ligadas ao período moderno, especialmente de caráter renascentista.

b) Incorreta. Não há nenhuma referência no mapa em questão auma Terra plana. Ao contrário, existe a representação de um globo para retratar o planeta terra.

c) Correta. Desenhado a mão com pena e aquarela, o mapa em questão é considerado um dos mais importantes trabalhos cartográficos no contexto do renascimento. Assim como outros documentos relacionados à produção cartográfica no século XVI, sua confecção associava informações coletadas de forma diversa, como relatos de viajantes, cálculos matemáticos, saberes presentes em outras produções cartográficas e mesmo a permanência de elementos das crenças religiosas e mitológicas que dialogavam no ideário moderno. A partir de sua observação, contata-se a representação planificada da terra como um globo, traçando também os caminhos de circunavegação percorridos pela viagem de Fernão de Magalhães, poucas décadas após o sucesso da viagem realizada pelo navegador espanhol.

d) Incorreta. Não há nenhum desacordo na maneira como o mapa apresenta o oceano Pacífico com as perspectivas cristãs, pois o principal debate do período estava na questão do Geocentrismo, ou seja, a Terra ser o centro do universo, e o Heliocentrismo, o sol ser o centro do universo.

e) Incorreta. O mapa não está baseado nos conhecimentos geográficos bíblicos, mas nas observações dos navegadores da época. A teoria de Ptolomeu era a geocêntrica, ou seja, que a Terra era o centro do Universo e essa visão não era a perspectiva de Fernado de Magalhães.