Logo FUVEST

Questão 63 Fuvest 2020 - 1ª fase

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 63

Invasões Holandesas

As tentativas holandesas de conquista dos territórios portugueses na América tinham por objetivo central 



a)

a apropriação do complexo açucareiro escravista do Atlântico Sul, então monopolizado pelos portugueses

b)

a formação de núcleos de povoamento para absorverem a  crescente população protestante dos Países Baixos. 

c)

a exploração das minas de ouro recém‐descobertas no interior,  somente acessíveis pelo controle de portos no Atlântico. 

d)

a ocupação de áreas até então pouco exploradas pelos portugueses, como o Maranhão e o Vale Amazônico. 

e)

a criação de uma base para a ocupação definitiva das áreas  de mineração da América espanhola. 

Resolução

Ocorridas no século XVII, as invasões holandesas foram o maior conflito político-militar ocorrido no Brasil Colônia.

Para a resolução dessa questão, é fundamental a compreensão da motivação das invasões holandesas na colônia. Nos anos iniciais da colonização portuguesa na América, o capital flamengo foi crucial para o estabelecimento dos primeiros engenhos, de modo que os holandeses tornaram-se importantes parceiros dos portugueses, atuando no transporte e no refino do açúcar. Essa parceria foi alterada em decorrência da União Ibérica (1580-1640), período de junção das coroas ibéricas sob o poder do rei espanhol Felipe II (coroado Felipe I de Portugal), iniciado com a crise de sucessão do trono português em decorrência do desaparecimento do monarca D. Sebastião, em 1578, durante a Batalha de Alcácer-Quibir. Nesse período, paralelamente à formação da União Ibérica, os Países Baixos eram parte do reino espanhol e disputavam uma guerra de independência contra a Espanha. Diante da declaração de independência dos Países Baixos com relação à Espanha em 1579, o rei Felipe I (agora rei das monarquias ibéricas) excluiu a Holanda do negócio açucareiro. Os holandeses criaram então a Companhias das Índias Ocidentais (1621), empresa responsável por planejar militarmente a invasão e ocupação do Nordeste brasileiro, interessados em retormar a participação na exploração do açúcar produzido nessas áreas. Foram feitas duas invasões: a primeira, fracassada, em Salvador (1624-1625) e a segunda em Pernambuco (1630-1654). 

O período conhecido como Brasil Holandês (1630 -1654) pode ser dividido em: Guerra de Resistência (1630-1637), Era Nassalina (1637-1645) e Insurreição Pernambucana (1645-1654). 

a) Correta. A Companhia das Índias Ocidentais, empresa holandesa, tinha como objetivo retomar a participação no negócio açucareiro após os holandeses serem excluídos pelo rei espanhol.

b) Incorreta. O objetivo da invasão não era um deslocamento da população religiosa. Conforme desenvolvido no preâmbulo desta resolução, a invasão tinha como causa central motivações econômicas. Apesar disso, vale destacar que o período conhecido como Brasil Holandês (1630-1654) foi marcado pela tolerância religiosa, especialmente durante o governo de Maurício de Nassau (1637-1645) .

c) Incorreta. As minas auríferas no Brasil foram descobertas nos últimos anos do século XVII, de modo que sua exploração ocorreu ao longo do século XVIII, período no qual os holandeses já tinham sido expulsos do território. 

d) Incorreta.  A ocupação de áreas pouco exploradas pelos portugueses não era o objetivo central das invasões, pois elas tinham como proposta retomar de forma militar a participação no negócio açucareiro, sendo que os engenho estavam concentrados no Nordeste do Brasil (com destaque para Pernambuco). Vale destacar que os holandeses foram fundamentais no financiamento para a implementação da estrutura açucareira na região quando era parceiros dos portugueses e sentiam-se injustiçados por terem sido  expulsos e excluídos. 

e) Incorreta.   O interesse não era participação na mineração, mas sim na exploração açucareira. Além disso, o foco das invasões foi o Nordeste brasileiro, (Salvador e posteriormente Pernambuco)  não a América espanhola.