De acordo com o historiador Martyn Lyons, “nos temores contemporâneos em relação ao acesso ilimitado a sites perigosos da Internet, e às dificuldades enfrentadas por governos de diversos países no policiamento da distribuição da informação, ouve‐se o eco do pânico causado pela invenção da imprensa”.
Martyn Lyons, A história da leitura de Gutenberg a Bill Gates, RJ: Casa da Palavra, 1999.
Escolha a alternativa que demonstre corretamente os elementos de continuidade e de descontinuidade entre a “revolução do impresso” e a “revolução eletrônica” apontados pelo autor.
a) |
As chamadas “revolução do impresso” e “revolução eletrônica” não somente favoreceram a multiplicação e democratização do acesso à informação como também auxiliaram a formação de um público mais vasto e mais crítico. |
b) |
A implementação das novas tecnologias de comunicação eliminou a diferença entre os usuários e os excluídos do universo da cultura escrita, tal como se prometera no início de sua adoção. |
c) |
A manutenção de índices elevados de circulação de fake news nas redes sociais demonstra que a “revolução da comunicação” depende de quem domina e de quem usa as tecnologias. |
d) |
Diferentemente do Index Librorum Prohibitorum promulgado para a atuação da Inquisição no controle da expansão do Protestantismo durante o século XVI, os atuais marcos regulatórios da Internet limitam‐se ao controle da pornografia. |
e) |
O advento da tipografia não foi necessariamente revolucionário, pois não mudou a natureza nem o assunto dos livros; já a tecnologia digital suprimiu todas as formas anteriores de comunicação, da oral à impressa. |
a) Incorreta. Não é possível afirmar que a maior difusão de informações relacionadas tanto à invenção da imprensa como à revolução eletrônica auxiliaram a formação de um público "mais crítico". Neste aspecto, o acesso facilitado a uma grande quantidade de informações não foi acompanhado de uma leitura criteriosa destes fatos, favorecendo a disseminação de notícias falsas e agravando a desinformação na sociedade, tanto historicamente como contemporaneamente. Historicamente, na Itália do século XVI, por exemplo, destacam-se a existência dos chamados pasquins, meios que difundiam notícias duvidosas e falsas sobre figuras públicas. A preocupação recente sobre a difusão das chamadas fake news e seu impacto na sociedade corroboram a dificuldade para uma leitura crítica das informações.
b) Incorreta. Ambas as revoluções tecnológicas mencionadas no exercício não superaram as diferenças entre os usuários e os excluídos do universo da cultura escrita. A sociedade ocidental é profundamente baseada numa cultura letrada, sendo que o analfabetismo continua a ser uma grande barreira de exclusão social e de dificuldade para o acesso sólido à informação.
c) Correto. O acesso facilitado à informação não leva necessariamente ao fim ou a redução da desinformação, sendo fundamental que as pessoas realizem uma leitura crítica acerca das notícias que recebe. Atualmente, a internet e os novos meios tecnológicos favoreceram uma difusão ainda mais rápida das informações, exigindo, por outro lado, uma leitura mais rigorosa e crítica da qualidade destas e de suas fontes. Em diálogo com tal situação, o Dicionário Oxford definiu em 2016 "pós-verdade" como a palavra do ano, alegando que “que se relaciona ou denota circunstâncias nas quais fatos objetivos têm menos influência em moldar a opinião pública do que apelos à emoção e a crenças pessoais”, o que revela a dificuldade de uma leitura crítica e objetiva pelos que acessam hoje a informação.
d) Incorreta. É incorreto afirmar que os debates sobre os atuais Marcos Regulatórios da Internet limitam-se ao controle da pornografia. A principal legislação do assunto, o Marco Civil da Internet, determina as diretrizes sobre a internet no Brasil, garantindo princípios, direitos e deveres envolvendo o uso desta tecnologia. Tal legislação não estabelece um controle específico sobre difusão de materiais “pornográficos” na rede de computadores, sendo que esta garante em seu artigo 3º a "liberdade de expressão, comunicação e manifestação de pensamento, nos termos da Constituição Federal". De forma mais ampla, a legislação combate abusos diversos na Internet como, por exemplo, a propagação de conteúdos de ódio, a exemplo da lei nº 13.642 de Abril de 2018, conhecida como "Lei Lola" e que atribui à Polícia Federal a investigação de crimes relacionados à difusão de conteúdo misógino e de ódio às mulheres na internet.
e) Incorreta. Não é possível sustentar que o advento da tipografia não foi revolucionário, já que a tipografia facilitou a produção e difusão dos materiais impressos, até então produzida fundamentalmente de forma manual através da reprodução escrita de obras. Como consequência, essa nova ferramenta favoreceu a descentralização dos meios de impressão até então vinculados à Igreja, facilitando a circulação dos chamados livros proibidos e outros materiais diversificados, mesmo notícias falsas, como nos pasquins e das gazetas. Também é incorreto afirmar que a tecnologia digital suprimiu as demais formas de comunicação, coexistentes até os dias atuais, tais como jornais, televisão e rádio.