Logo FUVEST

Questão 90 Fuvest 2020 - 1ª fase

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 90

Vegetação

Se muita gente hoje enxerga a Terra como um sistema dinâmico de conexões entre atmosfera, águas, rochas e biodiversidade, isso se deve, em larga medida, a Alexander von Humboldt (1769 – 1859). O vulcão Chimborazo (6.268 m de altitude), no atual Equador, foi utilizado por Humboldt como exemplo para apresentar com clareza, pela primeira vez, como cada faixa altitudinal em regiões montanhosas é um microcosmo de climas e biodiversidade.

Disponível em https://www1.folha.uol.com.br/ciencia/. Adaptado.

Disponível em https://www.pinterest.com/. Adaptado. 2019.


Considerando a relação entre vegetação e altitude, da base até o topo das zonas do vulcão representado, é possível obter a sequência:



a)

Floresta Temperada, Floresta de Coníferas, Floresta Tropical, Exposição de Rocha, Tundra, Neve e Gelo.

b)

Floresta Temperada, Floresta Tropical, Floresta de Coníferas, Exposição de Rocha, Tundra, Neve e Gelo.

c)

Floresta Tropical, Floresta de Coníferas, Floresta Temperada, Tundra, Exposição de Rocha, Neve e Gelo.

d)

Floresta Tropical, Floresta Temperada, Floresta de Coníferas, Tundra, Exposição de Rocha, Neve e Gelo.

e)

Floresta Tropical, Floresta de Coníferas, Tundra, Floresta Temperada, Exposição de Rocha, Neve e Gelo.

Resolução

Partindo dos estudos de Humboldt, chegamos a um conhecimento mais amplo do comportamento da vegetação em patamares de altitude diferenciados. Hoje é sabido que à medida que aumenta a altimetria do relevo, diminui-se a temperatura. A vegetação é resultante das características de temperatura, umidade, solos, luminosidade, pressão atmosférica etc. Por isso, à medida que a temperatura diminui, a fisionomia/ biodiversidade vegetal também muda. Em áreas mais baixas de um relevo montanhoso em que temos maior temperatura e possivelmente maior umidade, é provável que vegetação local estará adaptada a isto. Conforme subimos, a temperatura e a umidade diminuem, gerando variação de espécies e fisionomias vegetais. Sabemos hoje que há uma relação direta entre altitude e latitude no que diz respeito à variação de temperatura e variação vegetal, conforme o esquema:

Fonte: http://pdelano.blogspot.com/2016/10/brasil-e-sua-enorme-biodiversidade.html

 

Pode-se ver que, em áreas tropicais de baixa altitude, temos a existência de florestas tropicais. À medida que aumenta a latitude e a altitude abaixa a temperatura e a vegetação temperada caducifólia torna-se predominante. Em médias e altas latitudes e altitudes, tem-se baixa umidade e temperatura, permitindo a existência apenas de Coníferas aciculifoliadas (Taiga ou Floresta de pinheiros) ou ainda, em condições mais extremas, a presença da tundra.

Essa sequência é determinada fisicamente e por isso é quase invariável. Por isso, a única resposta possível a partir desse conhecimento e da observação da imagem trazida pelo exercício é a alternativa D.