Tal movimento distingue-se pela atenuação do sentimentalismo e da melancolia, a ausência quase completa de interesse político no contexto da obra (embora não na conduta) e (como os modelos franceses) pelo cuidado da escrita, aspirando a uma expressão de tipo plástico. O mito da pureza da língua, do casticismo vernacular abonado pela autoridade dos autores clássicos, empolgou toda essa fase da cultura brasileira e foi um critério de excelência. É possível mesmo perguntar se a visão luxuosa dos autores desse movimento não representava para as classes dominantes uma espécie de correlativo da prosperidade material e, para o comum dos leitores, uma miragem compensadora que dava conforto.
(Antonio Candido. Iniciação à literatura brasileira, 2010. Adaptado.)
O texto refere-se ao movimento denominado
a) |
Romantismo. |
b) |
Barroco. |
c) |
Parnasianismo. |
d) |
Arcadismo. |
e) |
Realismo. |
O texto de Antonio Candido faz referência ao Parnasianismo, movimento literário que tinha como principais características a busca pela objetividade temática e o culto da forma, o que torna a alternativa C correta. Assim, os poetas parnasianos opunham-se, respectivamente, ao Romantismo e ao Realismo, um vez que preferiam temas universais (como a natureza, o próprio fazer poético e a história) e rejeitavam o sentimentalismo e o individualismo (“atenuação do sentimentalismo e da melancolia”); e abstinham-se dos problemas sociais da época num movimento que pode ser definido como "arte pela arte": a preocupação com metrificação e versificação seriam suficientes para que o poema fosse belo, não sendo necessário, portanto, a manifestação de intenções políticas, por exemplo (“ausência quase completa de interesse político no contexto da obra”).
Também seria equivocada a associação do texto ao Arcadismo ou ao Barroco. Em relação ao primeiro, apesar de tanto Parnasianismo quanto Arcadismo apresentarem como característica o tributo à Antiguidade Clássica (“casticismo vernacular abonado pela autoridade dos autores clássicos”), o Arcadismo não rompe com o sentimentalismo, pois a idealização da mulher é característica presente nos poemas árcades, além da linguagem simples (inutilia truncat - excesso inútil).
Em relação ao segundo, Parnasianismo e Barroco têm em comum a preocupação com o linguagem rebuscada (“o mito da pureza da língua, do casticismo vernacular”), mas não é possível, por exemplo, afirmar um afastamento em relação às questões sociais nos poemas barrocos (como os poemas satíricos de Gregório de Matos).