Leia o texto sobre uma exposição no museu Tate Modern, em Londres, para responder às questões de 27 a 30.
Tate Modern – London
Hélio Oiticica
Until Summer 2019
(Hélio Oiticica. Tropicália, Penetrables PN2 “Purity is a myth” and PN3 “Imagetical”, 1966-1967.)
Tropicália
Tropicália is used to describe the explosion of cultural creativity in Rio de Janeiro and São Paulo in 1968 as Brazil’s military regime tightened its grip on power.
Many of the artists, writers and musicians associated with Tropicália came of age during the 1950s in a time of intense optimism when the cultural world had been encouraged to play a central role in the creation of a democratic, socially just and modern Brazil. Nevertheless, a military coup in 1964 had brought to power a right-wing regime at odds with the concerns of left-wing artists. Tropicália became a way of exposing the contradictions of modernisation under such an authoritarian rule.
The word Tropicália comes from an installation by the artist Hélio Oiticica, who created environments that were designed to encourage the viewer’s emotional and intellectual participation. Oiticica called them “penetrables” because people were originally encouraged to enter them. They mimic the improvised, colourful dwellings in Rio de Janeiro’s favelas, or shanty towns. The lush plants and sand help to convey a sense of the tropical character of the city. When Oiticica exhibited the work, he also included live parrots.
From its beginning, Tropicália was seen as a re-articulation of Anthropophagia (“cannibalism”), an artistic ideology promoted by Oswald de Andrade.
(www.tate.org.uk. Adaptado.)
De acordo com o terceiro parágrafo, a obra Tropicália, de Hélio Oiticica,
a) |
fez com que os intelectuais da época ficassem emocionados. |
b) |
referia-se à penetração da favela na cidade. |
c) |
estimulava o público a adentrar a instalação. |
d) |
pretendia mostrar como seriam as favelas urbanizadas. |
e) |
propunha um debate ecológico ao usar plantas e pássaros reais. |
Traduzindo o terceiro parágrafo, temos:
A palavra Tropicália vem de uma instalação do artista Hélio Oiticica, que criou ambientes projetados para incentivar a participação emocional e intelectual do espectador. Oiticica os chamou de "penetráveis" porque as pessoas foram originalmente incentivadas a entrar neles. Eles imitam as habitações coloridas e improvisadas nas favelas do Rio de Janeiro. As plantas exuberantes e a areia ajudam a transmitir uma noção do caráter tropical da cidade. Quando Oiticica exibiu o trabalho, ele também incluiu papagaios vivos.
a) Incorreta. Segundo o trecho, era a participação emocional do espectador que os ambientes projetados por Hélio Oiticica incentivavam.
b) Incorreta. Segundo o trecho, os ambientes eram "penetráveis" porque as pessoas eram incetivadas a neles entrar, além de tais ambientes imitarem as habitações coloridas e improvisadas das favelas do Rio de Janeiro.
c) Correta. O texto confirma que, originalmente, as pessoas foram incentivadas a entrar nos ambientes da instalação.
d) Incorreta. Segundo o texto, os ambientes projetados na instalação de Hélio Oiticica imitavam as habitações coloridas e improvisadas do Rio de Janeiro.
e) Incorreta. O texto nada diz sobre um debate ecológico, apenas esclarece que as plantas exuberantes e a areia ajudavam a transmitir uma noção do caráter tropical da cidade do Rio de Janeiro e que, na exibição da instalação, Oitica incluiu nela papagaios vivos.