Logo UNESP

Questão 51 Unesp 2020 - 1ª fase

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 51

Vegetação Ecologia

As figuras mostram, em três momentos distintos, a distribuição da qualidade do hábitat em uma região.

(Rui Cerqueira et al. “Fragmentação: alguns conceitos”. In: Denise M. Rambaldi e Daniela A. S. de Oliveira (orgs.). Fragmentos de ecossistemas, 2003. Adaptado.)

Considerando conhecimentos de preservação ambiental, uma medida para minimizar os impactos da situação representada pelas figuras é



a)

o combate à prática de biopirataria.

b)

a criação de um cinturão agrícola.

c)

a adoção do sistema de terraceamento.

d)

o remanejamento de espécies ameaçadas.

e)

a implantação de corredores ecológicos.

Resolução

a) Incorreta. A biopirataria consiste no contrabando de espécies da fauna e da flora e pode afetar a biodiversidade local diminuindo-a. No entanto, trata-se de um problema que não compromete a qualidade de ambientes naturais como mostrado nas imagens, algo muito mais relacionado oa desmatamento na área retratada.

b) Incorreta. O cinturão agrícola é uma área de intensa produção e exploração de recursos naturais (notadamente, uso do solo e recursos hídricos), algo que não condiz com a lógica de preservação ambiental mencionada no enunciado.

c) Incorreta. Terraceamento consiste em uma técnica de conservação do solo que permite o cultivo por meio da criação de degraus em vertentes de declive acentuado. Ela colabora para o controle da erosão hídrica promovido pelo escoamento superficial da água da chuva mantendo características físicas e químicas importantes do solo. No entanto, diminui impacto ambiental somente em vertentes de morros e serras, sendo incapaz de minimizar os impactos observados nas imagens apresentadas.

d) Incorreta. Embora essa ação colabore para proteção de algumas espécies ameaçadas, infelizmente não reduz a perda de qualidade do habitat evidenciada no ecossistema retratado.

e) Correta. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, os "corredores ecológicos visam mitigar os efeitos da fragmentação dos ecossistemas promovendo a ligação entre diferentes áreas, com o objetivo de proporcionar o deslocamento de animais, a dispersão de sementes, aumento da cobertura vegetal". Dessa forma, eles colaboram para melhorar a qualidade do habitat original de várias espécies, reduzindo os impactos causados pela ação humana e o desmatamento do ecossistema natural.