Logo UNESP

Questão 54 Unesp 2020 - 1ª fase

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 54

Cartografia Elementos que compõem o mapa Legenda de um mapa

Analise os mapas temáticos hipotéticos.

(Marcello Martinelli. Mapas, gráficos e redes, 2014.)

Considerando os métodos de representação da cartografia temática, pode-se afirmar que o mapa temático



a)

2 apresenta relações de proporcionalidade entre os lugares.

b)

3 apresenta relações de ordem entre os lugares.

c)

3 apresenta relações de diversidade entre os lugares.

d)

1 apresenta relações de proporcionalidade entre os lugares.

e)

2 apresenta relações de ordem entre os lugares.

Resolução

A análise das imagens permite-nos identificar que a variação regional trazida nos três mapas temáticos é claramente exposta pela linguagem e simbologias especificas das legendas. Podemos classificar as legendas de um mapa em três tipos principais: as legendas qualitativas,  quantitativas e as ordenadas. No primeiro caso, os símbolos utilizados como legenda em um mapa são diferentes entre si, mostrando claramente uma variação qualitativa dos elementos mapeados no espaço (por exemplo, se o mapa contiver áreas de plantio agrícola ao lado de um área industrial, posso utilizar simbologias diferentes para cada área, como o símbolo ++++ para áreas agrícolas e  **** para área industrial). Podemos notar que na questão o mapa 1 traz esta lógica.

Em mapas que trazem um mesmo fenômeno apresentado com intensidades diferentes regionalmente, é necessário utilizar legendas quantitativas, pois elas apresentam um mesmo símbolo com tamanhos ou espessura diferentes para dar a impressão de variação de intensidade. É o que vemos no Mapa 3 da questão, no uqal aparecem linhas ou formas geométricas de espessuras diferentes, apontando a uma variação de intensidade de um mesmo fenômeno espacial.

No Mapa 2 vemos uma hierarquização entre os espaços trazidos pelo tamanhos das formas geométricas apresentadas. Vale ressaltar que é visível tanto no mapa 2 quanto no 3 que existe variação de intensidade ou ordem de um mesmo fenômeno quando, por exemplo, linhas se mostram mais grossas ou mais finas ou ainda quando círculos se apresentam maiores ou menores. Mas nestes mapas também notamos a presença de grupos de fenômenos diferentes entre si, pois os círculos mostram a variação de um elemento enquanto as linhas mostram outro evento espacial diferenciado, por exemplo círculos poderiam ser a variação do tamanho de cidades e linhas variação da importância ou volume de tráfego em rodovias.

Assim:

a) Incorreta. O mapa 2 apresenta a ordem e não relações de proporcionalidade entre os lugares.

b) Incorreta. O mapa 3 apresenta a proporcionalidade e não relações de ordenação entre os lugares.

c) Incorreta. O mapa 1 e não o 3 apresenta relações de diversidade entre os lugares, pois neste último, como foi dito na introdução, há a manutenção das formas e a variação das intensidades que trazem uma classificação de proporção e intensidade a um mesmo fenômeno espacial.

d) Incorreta. O mapa 1 representa fenômenos diferentes entre si e portanto sem qualquer ordenação ou proporcionalidade intrínseca a eles.

e) Correta. De fato, o mapa 2 apresenta relações de ordem entre os lugares.