A tabela mostra os horários do nascer e do pôr do Sol na cidade de São Paulo, em quatro datas do ano de 2019.
(www.sunrise-and-sunset.com. Adaptado.)
Em Macapá, única capital brasileira cortada pela linha do equador, o nascer e o pôr do Sol nessas quatro datas ocorrem em horários diferentes daqueles registrados para São Paulo.
Considere dois arbustos da mesma espécie, com o mesmo porte, em vasos de mesmo tamanho, mantidos à luz ambiente, em dia sem nebulosidade, sob condições adequadas de temperatura, nutrição e aporte hídrico, um deles na cidade de São Paulo e o outro na cidade de Macapá.
Com relação aos tempos de duração da fotossíntese e da respiração celular nesses dois arbustos, assinale a alternativa correta.
a) |
Em 21 de junho, a duração da fotossíntese no arbusto em São Paulo foi maior do que no arbusto em Macapá, mas a duração da respiração foi igual em ambos. |
b) |
Nas quatro datas, a duração da fotossíntese e a duração da respiração são iguais em ambos os arbustos. |
c) |
Em 21 de junho, a duração da respiração foi maior do que a duração da fotossíntese em ambos os arbustos, situação que se inverterá em 22 de dezembro. |
d) |
Em 24 de março e em 19 de setembro, a duração da fotossíntese foi a mesma que a da respiração em ambos os arbustos. |
e) |
Em 22 de dezembro, a duração da fotossíntese no arbusto em São Paulo será maior do que no arbusto em Macapá, mas a duração da respiração será igual em ambos. |
Todas as plantas realizam o processo de respiração aeróbica, a qual utiliza oxigênio (O2) como aceptor final de elétrons e é essencial para a produção de ATP nas células vegetais. Assim sendo, a taxa de respiração deve ser sempre constante ao longo do tempo (ou seja, deve ocorrer tanto durante o dia quanto durante à noite), uma vez que existe uma demanda constante por ATP.
Excetuando-se as plantas holoparasitas, os esporófitos de algumas briófitas, os gametófitos das espermatófitas e a fase embrionária, todas as plantas realizam o processo de fotossíntese. Esse processo é essencial para a obtenção de carboidratos simples, os quais serão utilizados para a produção de todas as moléculas orgânicas essenciais para o funcionamento da célula. Como a fotossíntese depende da luz solar para ocorrer, o número de horas em que as plantas permanecem iluminadas tem influência direta sobre a duração desse processo ao longo do dia.
Em latitudes médias, ou seja, em regiões que pertencem à zona temperada do globo, os verões são caracterizados por dias longos (> 12h) e noites curtas (< 12h), enquanto os invernos são caracterizados por dias curtos (< 12h) e noites longas (> 12h). Já em latitudes mais baixas, ou seja, em regiões próximas à linha do Equador, tanto o verão quanto o inverno apresentam comprimentos do dia e da noite semelhantes (cerca de 12h cada um). Desse modo, quando um arbusto é mantido em Macapá (latitude: 0°) e outro é mantido em São Paulo (latitude: 23,55° S), eles irão variar quanto ao tempo em que permanecem iluminados ao longo do dia, dependendo da estação do ano. Logo, eles também irão variar quanto ao tempo em que permanecem realizando a fotossíntese.
Assim, durante o verão, o arbusto que permanece na cidade de São Paulo será iluminado por mais tempo (> 12h) do que o arbusto que permanece na cidade de Macapá (cerca de 12h). Logo, o primeiro irá realizar a fotossíntese por um maior número de horas. Durante o inverno, o arbusto que permanece na cidade de São Paulo será iluminado por menos tempo (< 12h) do que o arbusto que permanece na cidade de Macapá (cerca de 12h). Logo, o primeiro irá realizar a fotossíntese por um menor número de horas. Já nos equinócios de primavera e outono, o número de horas em que os arbustos irão permanecer realizando fotossíntese será o mesmo. Isso acontece porque, nos equinócios, os comprimentos dos dias e das noites são semelhantes.
a) Incorreta. Em 21 de junho, solstício de inverno, o arbusto em Macapá realiza mais fotossíntese do que o arbusto em São Paulo.
b) Incorreta. A duração da fotossíntese irá variar durante o verão e o inverno, uma vez que o número de horas em que os arbustos permanecerão iluminados irá variar.
c) Incorreta. A duração da respiração é sempre maior do que a duração da fotossíntese, já que a respiração ocorre durante as 24h do dia, enquanto a fotossíntese ocorre apenas durante as horas de luz.
d) Incorreta. O período em que os arbustos permanecem realizando a fotossíntese é sempre menor do que o período em que eles permanecem realizando a respiração.
e) Correta. Em 22 de dezembro, solstício de verão, o arbusto em São Paulo realiza mais fotossíntese do que o arbusto em Macapá.