Logo UNESP

Questão 68 Unesp 2020 - 1ª fase

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 68

Evolução

Os insetos da ordem Coleoptera têm dois pares de asas, mas as asas do par anterior, chamadas de élitros, são espessas e curvadas, protegendo as delicadas asas membranosas do par posterior. Além disso, os élitros podem apresentar manchas e cores específicas, contribuindo para a camuflagem do inseto no ambiente, como é o caso do Penthea pardalis (besouro leopardo).

(www.fiocruz.br)


Um pesquisador coletou amostras representativas de três populações de besouros leopardo e classificou-os segundo a quantidade e a distribuição de manchas escuras nos élitros. Em cada uma das três populações, a variabilidade fenotípica pôde ser representada pela mesma curva, conforme o gráfico:

Dez anos após a primeira coleta, o pesquisador voltou aos locais anteriormente visitados e coletou novas amostras representativas das mesmas populações. As proporções fenotípicas da população 1 não sofreram alterações, mas as populações 2 e 3 apresentaram novas proporções de fenótipo, como mostram as curvas do gráfico:

Ao longo dos dez anos de intervalo entre as coletas, a população

 



a)

3 se estabeleceu em novos nichos ecológicos, nos quais foram selecionadas mutações que levaram à formação de duas novas espécies.

b)

1 não se modificou porque sobre ela não houve ação de seleção natural sobre a variabilidade fenotípica.

c)

3 sofreu intensa pressão seletiva, que favoreceu os indivíduos de fenótipos extremos e eliminou aqueles de fenótipos intermediários.

d)

1 manteve-se fenotipicamente uniforme porque a pressão seletiva favoreceu uma variante fenotípica específica.

e)

2 foi submetida a uma pressão seletiva, que desfavoreceu fenótipos menos escuros e fenótipos mais escuros e favoreceu os indivíduos de fenótipo intermediário.

Resolução

A seleção natural pode alterar a frequência relativa dos fenótipos em uma população de três diferentes maneiras: seleção direcional, seleção disruptiva e seleção estabilizadora.

Na seleção direcional, uma das extremidades da distribuição fenotípica é favorecida pela seleção natural, ou seja, a frequência de um dos fenótipos extremos aumenta em detrimento do outro fenótipo extremo e também dos fenótipos intermediários da população. A seleção direcional ocorre em situações de mudanças no ambiente, de modo que um fenótipo tem sua aptidão aumentada.

Na seleção disruptiva, ambas as extremidades da distribuição fenotípica são favorecidas pela seleção natural, ou seja, a frequência dos dois fenótipos extremos aumenta em detrimento dos fenótipos intermediários da população. A seleção disruptiva ocorre em situações nas quais o ambiente favorece duas estratégias adaptativas opostas, de modo que dois fenótipos têm sua aptidão aumentada. No exemplo abaixo, a frequência de besouros que possuem poucas manchas ou muitas manchas aumenta, enquanto a frequência de besouros que possuem um número médio de manchas diminui.

Na seleção estabilizadora, a porção intermediária da distribuição fenotípica é favorecida pela seleção natural, ou seja, a frequência dos fenótipos médios aumenta em detrimento de ambos os fenótipos extremos da população. A seleção estabilizadora ocorre em situações nas quais a variabilidade genética diminui, de modo que uma característica fenotípica particular tem sua aptidão aumentada e qualquer desvio em relação ao valor médio é selecionado negativamente pelo meio. No exemplo abaixo, a frequência de besouros que possuem uma quantidade intermediária de manchas aumenta, enquanto a frequência de besouros que possuem poucas manchas ou muitas manchas diminui.

a) Incorreta. Os fenótipos extremos podem ocupar novos nichos ecológicos e, assim, aumentar em frequência na população, favorecidos pela seleção disruptiva. No entanto, o texto e os gráficos não fornecem evidências de que a seleção disruptiva que ocorreu na população 3 tenha levado à formação de novas espécies. No texto, é dito que as três populações de besouros pertencem a mesma espécie, Penthea pardalis.

b) Incorreta. Todas as populações, de todas as espécies, estão sob ação da seleção natural, mesmo que a distribuição de frequências dos fenótipos não sofra alterações significativas ao longo do tempo. O fato de as frequências fenotípicas permanecerem constantes na população 1 indica que o ambiente não mudou nos dez anos em que foram realizadas as coletas, de modo que a seleção natural continua favorecendo os mesmos fenótipos.

c) Incorreta. De acordo com o gráfico, a população 3 está sob ação da seleção disruptiva, a qual leva à redução da frequência dos fenótipos intermediários, mas não à sua eliminação da população.

d) Incorreta. A população 1 manteve-se fenotipicamente uniforme porque a pressão seletiva favoreceu besouros que apresentavam uma gama de diferentes padrões de manchas escuras, sendo esses fenótipos intermediários ao longo da distribuição fenotípica. Se uma variante fenotípica específica fosse favorecida, os besouros da população 1 teriam sofrido a ação da seleção direcional ou estabilizadora.

e) Correta. A população 2 sofreu a ação da seleção estabilizadora, de modo que os besouros que possuíam um número intermediário de manchas escuras apresentaram maiores chances de sobrevivência e reprodução do que os besouros que possuíam uma quantidade grande ou uma quantidade pequena de manchas.