Para obter energia térmica, com a finalidade de fundir determinada massa de gelo, produziu-se a combustão de um mol de gás butano (), a 1 atm e a 25 ºC. A reação de combustão desse gás é:
As entalpias-padrão de formação () das substâncias citadas estão indicadas na tabela:
Considerando que a energia térmica proveniente dessa reação foi integralmente absorvida por um grande bloco de gelo a 0 ºC e adotando 320 J/g para o calor latente de fusão do gelo, a massa de água líquida obtida a 0 ºC, nesse processo, pelo derretimento do gelo foi de, aproximadamente,
a) |
7 kg. |
b) |
5 kg. |
c) |
3 kg. |
d) |
10 kg. |
e) |
9 kg. |
A entalpia da reação de combustão do butano (ΔHc) pode ser calculada com base nas entalpias de formação das espécies envolvidas. A entalpia de formação (ΔHf) indica a energia liberada/absorvida na síntese de 1 mol do composto nas condições padrão. Sendo assim, o ΔHc será dado pela soma das energias de formação dos produtos menos as energias de formação dos reagentes (visto que não estão sendo formados mas, sim, "consumidos").
Como a energia térmica proveniente da reação foi integralmente absorvida pelo gelo, a quantidade de calor trocada é de , pois 1 mol de butano foi consumido. Logo, a massa de gelo que se funde a 0°C pode ser determinada usando seu calor latente de fusão :