Logo UNIFESP

Questão 8 Unifesp 2025 - 2º dia

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 8

Crioscopia Molalidade Forças intermoleculares

Em países de clima frio, durante o inverno, é necessário adicionar anticongelante à água de refrigeração do motor de veículos, para evitar o congelamento da água dentro do sistema de arrefecimento do motor. O anticongelante comumente usado para esse fim é o composto etan-1,2-diol, conhecido como etilenoglicol (C2 H6 O2 ). Quando ele é dissolvido em água, provoca o abaixamento do ponto de congelamento da água, evitando que ela se congele dentro do sistema de arrefecimento do veículo. O abaixamento do ponto de congelamento de um solvente, t, depende da constante crioscópica do solvente, Kc, e da concentração de soluto expressa em termos da quantidade em mol do soluto por quilograma de solvente, a sua molalidade, representada pela letra m, sendo dado pela relação t = Kc m.

(https://autopointcentroautomotivo.com.br)

A constante crioscópica de um solvente, Kc , é definida como sendo o abaixamento da temperatura de congelamento do solvente provocada pela dissolução de 1 mol do soluto em 1 kg de solvente. A constante crioscópica da água é igual a 1,86 ºC · mol-1 · kg.

a) Escreva a fórmula estrutural do etilenoglicol. Explique por que etilenoglicol é solúvel em água.

b) Calcule a molalidade (m) de uma solução aquosa que contém 6,2 g de etilenoglicol dissolvidos em 28 g de água. Determine a temperatura de congelamento dessa solução aquosa, expressa na escala Celsius.



Resolução

a) O etilenoglicol (ou etan-1,2-diol) é uma molécula que pertence à função álcool, contendo duas hidroxilas em sua estrutura. Sua fórmula estrutural é:

A solubilidade de etilenoglicol em água se deve às hidroxilas de sua estrutura que podem estabelecer Ligações de Hidrogênio com as moléculas de água permitindo sua solvatação.

b) O número de mols de etilenoglicol (C2H6O2, de massa molar M=2.12+6.1+2.16 =62 g/mol) é:

n=mM=6,2 g62 g/moln=0,01 mol

O enunciado diz que a molalidade (m) igual à relação entre o número de mols por quilograma de solvente. Considerando o número de mols de etilenoglicol calculado anteriormente e sabendo que há 28 g de solvente (0,028 kg), a molalidade será:

m=nsolutomsolvente=0,1 mol0,028 kgm=3,57 mol/kg

Utilizando a molalidade e a constante crioscópica (Kc), o abaixamento da temperatura de congelamento será:

t=Kc·mt=1,86 · 3,57t=6,64 ºC

Visto que esta variação representa o abaixamento da temperatura em relação à temperatura de congelamento da água pura (0°C), pelo efeito coligativo da adição de um soluto não volátil, a temperatura de congelamento da solução (tsolução) será:

t=tc(água pura)-tsolução6,64°C = 0 °C - tsoluçãotsolução = -6,64 °C