A produção de metanol envolve o seguinte equilíbrio químico:
a) Escreva a expressão da constante desse equilíbrio. Qual é o efeito de um aumento de pressão nesse equilíbrio?
b) Sabendo que as entalpias-padrão de formação do , e em kJ/mol são, respectivamente, –110,5, zero e –201,0, calcule o da reação no sentido da formação do metanol. Qual é o efeito de um aumento de temperatura sobre o rendimento em produto desse equilíbrio?
a) A expressão da constante de equilíbrio (Kp) é:
A consntante de equilíbrio (Kp) expressa uma relação matemática entre produtos e reagentes e, quanto maior seu valor, maior é o rendimento da reação. No caso do Kp somente gases participam da expressão da consntate de equilíbrio e, como neste caso temos um equilíbrio homogêneo (somente 1 fase gasosa), todas as substâncias participam dessa expressão.
Quanto ao efeito do aumento da pressão, temos:
Segundo o Princípio de Le Chatelier, o aumento da pressão do sistema, considerando a temperatuta constante, implica no deslcamento do equilíbrio no sentido do menor volume ou menor quantidade em mol de gases, ou seja, o equilíbrio será deslocado para a direita ou no sentido da reação direta.
b) Cálculo da variação de entalpia da reação () de produção do metanol ():
Sendo do igual a -201 kJ/mol, -110,5 kJ/mol e igual a zero, temos:
Logo, a reação direta (produção do metanol) é exotérmica (reação inversa é endotérmica).
Usando o Princípio de Le Chatelier, o aumento da temperatura irá deslcar o equilíbrio no sentido endotérmico e, nesse caso, será deslocado para a esquerda (reação inversa), diminuindo o rendimento da reação.
Obs: Somente a temperatura altera o valor da constante de equilíbrio químico.