Logo UNIFESP

Questão 13 Unifesp 2025 - 2º dia

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 13

Estudo Analítico das Lentes

A figura mostra o esquema de um equipamento que permite o estudo de instrumentos e de fenômenos ópticos. Nessa figura, estão representados uma fonte de luz, uma lente convergente delgada e um anteparo. Movendo-se os suportes desses elementos, pode-se projetar uma imagem nítida de um slide na superfície do anteparo. Sabe-se que o eixo de simetria da fonte de luz coincide com o eixo principal da lente, que esse eixo é perpendicular ao plano que contém o anteparo, que a distância focal dessa lente é 40 cm e que ela obedece às condições de nitidez de Gauss.

Considere que o slide tenha 5 cm de altura e que inicialmente ele esteja fixo a 120 cm de distância do centro óptico da lente, também fixa.

a) Calcule a que distância da lente, em cm, deve ser colocado o anteparo, para que uma imagem nítida do slide seja projetada sobre ele. Em seguida, calcule a altura dessa imagem, em cm.

b) Mantendo a lente fixa, calcule qual deve ser a distância entre o slide e o anteparo, em cm, para que uma imagem nítida e duas vezes maior do que o slide seja projetada sobre o anteparo.

 



Resolução

a) Dado que a imagem deve se formar sobre o anteparo, a distância da lente ao anteparo deve ser igual à distância da imagem conjugada até a lente (p'). Essa distância pode ser obtida pela equação de Gauss:

1f=1p+1p'

Sendo a distância focal f=40 cm e a ditância do slide até a lente p=120 cm, temos

140=1120+1p'

p'=60 cm.

A altura da imagem pode ser obtida pela equação do aumento linear:

A=io=-p'p=ff-p.

Sendo o tamanho do slide o=5 cm, temos

i5=4040-120 

i=-2,5 cm.

O valor acima é negativo pois a imagem é invertida.

Desta forma, o anteparo deve ser colocado a 60 cm da lente e a altura da imagem é igual a 2,5 cm.

b) Dado que a imagem deve ser duas vezes maior que o objeto, o aumento linear deve ter módulo igual a 2. No entanto, toda imagem projetada sobre um anteparo é real e, consequentemente, invertida. Consequentemente, o aumento linear deve ser negativo, ou seja, 

A=-2

Da equação do aumento linear, temos

i) A=ff-p-2=4040-pp=60 cm;

ii) A=-p'p -2=-p'60p'=120 cm.

A distância entre o slide e o anteparo é igual à soma das distâncias do slide até a lente (p) e da lente até o anteparo (p'):

d=p+p'

d=60+120

d=180 cm.

A distância entre o slide e o anteparo deve ser igual a 180 cm.