Logo UNIFESP

Questão 19 Unifesp 2025 - 2º dia

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 19

Princípio da Casa dos Pombos

Considere uma escola com 1 099 alunos matriculados e admita um ano de 366 dias para responder às perguntas a seguir.

a) Uma pessoa afirma que há pelo menos um dia no ano com pelo menos 4 dos 1 099 alunos matriculados sendo aniversariantes. Explique, com argumentos lógicos, por que essa afirmação é correta ou por que é errada.

b) Qual teria que ser o número mínimo de alunos matriculados nessa escola para que houvesse algum dia do ano com 6 ou mais aniversariantes? Justifique sua resposta com argumentos lógicos.



Resolução

a) A afirmação está correta. Vamos argumentar utilizando a ideia do Princípio da Casa dos Pombos.

Se a afirmação feita não fosse verdadeira, isto é, se não houvesse nenhum dia do ano com pelo menos 4 aniversariantes, então teríamos, no máximo, 3 aniversariantes em cada dia do ano. Sendo 366 dias possíveis para um aniversário qualquer, isso daria, no máximo, 366·3=1098 alunos. Como são 1099 alunos, segue que realmente, em pelo menos um dia do ano, deve haver pelo menos 4 alunos fazendo aniversário.

b) Vamos argumentar, novamente, pelo Princípio da Casa dos Pombos. Se não houvesse nenhum dia do ano com pelo menos 6 aniversariantes, então em cada um dos 366 dias teríamos, no máximo, 5 aniversariantes. Nesse cenário, teríamos, no máximo, 366·5=1830 alunos matriculados. Se acrescentarmos mais um aluno, já passa a haver pelo menos um dia do ano com no mínimo 6 aniversariantes. Portanto, a partir de 1831 alunos, com certeza em pelo menos um dia do ano haverá pelo menos 6 aniversariantes.