Logo UNICAMP

Questão 13 Unicamp 2020 - 1ª fase

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 13

Morfologia interna (Angiospermas)

Um grande incêndio consumiu uma floresta inteira e deixou apenas os troncos das árvores em pé. Algumas plantas conseguiram rebrotar e produzir uma folhagem exuberante após alguns meses. Considerando a relação entre estrutura e função dos tecidos vegetais, as plantas mencionadas tiveram um bom desempenho logo após a queimada por serem dotadas de



a)

tecido esclerenquimático desenvolvido, capaz de promover alta atividade fotossintética.

b)

periderme pluriestratificada, capaz de isolar termicamente os feixes vasculares.

c)

aerênquimas, capazes de promover a difusão interna de gases e o metabolismo das raízes.

d)

epiderme foliar espessa, com cutícula rica em ceras capazes de reduzir a temperatura da planta.

Resolução

Os vegetais superiores apresentam em sua constituição tecidos mortos com funções diversas, como súber, para proteção, esclerênquima, para sustentação, e xilema, para condução de seiva bruta.

Na situação descrita, um incêndio teria consumido a vegetação, deixando apenas os caules das plantas, situação comum no cerrado brasileiro, onde incêndios naturais renovam a vegetação de tempos em tempos.

Para que ocorra a rebrota dos caules que permanecem vivos nesta situação, os tecidos vasculares (xilema e floema) precisam resistir ao fogo e à temperatura. Para isso, é importante que o vegetal apresente a periderme com muitas camadas, alcançando assim a proteção necessária.  A imagem abaixo mostra um caule em corte transversal e os tecidos que o formam:

Lopes, Sônia. Bio 2: conecte live / Sônia Lopes, Sergio Rosso. 3a. ed. São Paulo: Saraiva, 2018.

a) Incorreta. O esclerênquima é um dos tecidos mortos do vegetal, não apresentando atividade fotossintética e sem relação com a proteção térmica e preservação dos feixes vasculares.

b) Correta. A periderme é o conjunto formado por feloderme internamente, súber externamente, e entre eles o felogênio, que é o responsável por gerar os outros dois. Este conjunto, nos caules maduros, substitui a epiderme e fornece a proteção externa ao vegetal, aparecendo apenas em plantas que têm crescimento secundário, ou seja, em espessura. Quanto mais espessa for esta periderme, maior será a proteção do vegetal contra a queima e extremos de temperatura.

c) Incorreta. O aerênquima é o parênquima adaptado ao armazenamento de ar, fundamental para plantas de áreas alagadas, fornecendo assim capacidade de flutuação. Sua função é de promover flutuação em plantas aquáticas e, em alguns casos, permitir a circulação de gases para o metabolismo. Não é encontrado desenvolvido em vegetais típicos das florestas em questão e não poderia fornecer a proteção térmica necessária em caso de incêdio.

d) Incorreta. A epiderme espessa nas folhas é útil para se evitar a perda de água em excesso através da transpiração cuticular e a cera abundante reflete grande parte da luz solar, auxiliando a evitar o aquecimento da folha. Embora possa ser encontrada em plantas típicas de regiões com ocorrência de incendios naturais, na situação do enunciado, estas folhas não sobreviveriam ao incêndio.