Logo UNICAMP

Questão 14 Unicamp 2020 - 1ª fase

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 14

Cordata (Filogenia) Fisiologia comparada

Durante uma visita ao Museu de Zoologia do Instituto de Biologia da UNICAMP, alunos do ensino médio puderam observar a diversidade de formas de vida e a classificação dos vertebrados.

Assinale a alternativa que indica corretamente as características (i), (ii), (iii) e (iv) apresentadas no cladograma acima.



a)

(i) fase larval e adulta no meio terrestre; (ii) cório e alantoide; (iii) quatro câmaras cardíacas; (iv) presença de pelos.

b)

(i) respiração cutânea; (ii) quatro câmaras cardíacas; (iii) ausência de dentes; (iv) presença de glândulas mamárias.

c)

(i) fase larval e adulta no meio aquático; (ii) respiração pulmonar; (iii) ausência de dentes; (iv) presença de pelos.

d)

(i) respiração cutânea; (ii) cório e alantoide; (iii) três câmaras cardíacas; (iv) presença de glândulas mamárias.

Resolução

As relações evolutivas entre os grupos de seres vivos podem ser representadas por meio de cladogramas. Na maioria dessas representações gráficas, as estruturas destacadas ao longo da linha evolutiva são aquisições evolutivas compartilhadas por todos os descendentes do ancestral existente na linha. Dessa forma a estrutura ou característica i é exclusiva do grupo dos anfíbios, a ii é compartilhada apenas por aves e mamíferos, a iii é exclusiva de aves e a iv é exclusiva dos mamíferos.

a) Incorreta. Os anfíbios dependem do ambiente aquático para o seu desenvolvimento. Na fase larval esses animais excretam amônia, respiram por brânquias e não possuem os anexos embrionários (cório, alantoide e âmnio) que permitiriam o desenvolvimento em ambiente terrestre. Além disso, não produzem ovos com casca, inviabilizando o desenvolvimento dos ovos em contato com a atmosfera dessecante. No entanto, passam por metamorfose e migram para o ambiente terrestre na forma adulta, passando a ter respiração cutânea e pulmonar. A característica iii não poderia ser “quatro câmaras cardíacas”, pois tal característica não é exclusiva de aves, sendo mais parcimonioso localiza-la em ii. É importante também salientar que o coração dos anfíbios tem apenas 3 câmaras cardíacas (2 átrios e 1 ventrículo).

b) Correta. A característica i poderia ser respiração cutânea, pois entre os grupos representados é verificada apenas nos anfíbios. A necessidade de respiração cutânea na fase adulta advém da ineficiência dos pulmões saculiformes em suprir a demanda de oxigênio do organismo. Também é coerente a característica ii ser indicada por "quatro câmaras cardíacas”, pois os anfíbios possuem coração tricavitário, ou seja, com três câmaras cardíacas (dois átrios e um ventrículo), já as aves e os mamíferos possuem coração tetracavitário com quatro cavidades completamente separadas (dois átrios e dois ventrículos), com circulação dupla e completa, ou seja, com circuito sistêmico e pulmonar, sem mistura de sangue venoso e arterial. A ausência de dentes nas aves em iii também é pertinente, sabe-se que na história evolutiva das aves a ausência de dentes possibilitou uma maior leveza que, junto com outras aquisições evolutivas, foi fundamental para a habilidade do voo. Por fim, a característica iv como “presença de glândulas mamárias” está correta, pois apenas mamíferos possuem glândulas mamárias, assim como pelos, hemácias anucleadas, músculo diafragma, glândulas sudoríparas e glândulas sebáceas.

c) Incorreta. A característica i não poderia ser “fase larval e adulta no meio aquático”, já que a fase adulta dos anfíbios é terrestre. A ii não poderia ser respiração pulmonar, pois esta não é exclusiva de aves e mamíferos.

d) Incorreta. Embora seja correto relacionar “cório e alantoide” com ii, anexos embrionários presentes apenas em aves, mamíferos e répteis. A característica iii como “três câmaras cardíacas” estaria incorreta, já que em aves existem quatro câmaras, essa característica está relacionada com os anfíbios, não com as aves.