Logo UNICAMP

Questão 17 Unicamp 2020 - 1ª fase

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 17

Especializações (Membrana plasmática) Citoesqueleto Tecido conjuntivo propriamente dito Vasos Sanguíneos

Na construção de tecidos biológicos, as células se ancoram em uma rede de microfibras tridimensional (3D), em uma matriz extracelular. Interessados em recriar tecidos biológicos em laboratório utilizando técnicas deengenharia genética e de tecidos, cientistas confirmaram divisões e ligações celulares nas construções 3D obtidas a partir de proteínas de seda recombinantes. Ao observarem células interfásicas e em divisão, formação de actina filamentosa e pontos de adesão focal, os cientistas verificaram que o conjunto de células e matriz extracelular apresentou viabilidade e força biomecânica muito semelhantes às da parede arterial humana.

(Fonte: https://phys.org/news/2019-04-ecm-like-fibers-bioactive-silk-d.html. Acessado em 20/05/ 2019.)

Considerando as informações referentes ao estudo mencionado, e as relações entre célula e seu ambiente, é correto afirmar que as condições experimentais permitiram



a)

a respiração aeróbica e anaeróbica para conservar as trocas gasosas e as fases do ciclo celular durante a formação da parede arterial humana.

b)

a síntese, o transporte e o armazenamento de macromoléculas no citoplasma para fortalecer a estrutura celular, como na parede arterial humana.

c)

a presença de cromossomos alinhados na placa equatorial das células estacionadas na fase interfásica, tal como na parede arterial humana.

d)

a adesão e a proliferação celular para sustentar o metabolismo e a funcionalidade semelhantes aos das artérias humanas.

Resolução

O sistema cardiovascular é constituído por vasos que conduzem o sangue em dois circuitos distintos, a circulação pulmonar e a sistêmica. Em ambos os casos podemos encontrar vasos de diferentes calibres, os capilares, os mais finos, são formados por apenas uma camada de células, o endotélio; já nas artérias e veias, as mais espessas, existem três camadas: a túnica íntima, formada por tecido epitelial uniestratificado pavimentoso, o endotélio; a túnica média, formada predominantemente por tecido conjuntivo elástico associado à musculatura lisa, e a túnica adventícia, mais externa, formada predominantemente por tecido conjuntivo fibroso, rico em fibras colágenas.  

Na questão apresentada as células se ancoraram na rede 3D de microfibras de seda recombinante, semelhante àquela que acontece nos tecidos biológicos ao se apoiarem em microfibras naturais. O tecido biológico em questão trata-se de um tipo de tecido conjuntivo, caracterizado por uma diversidade de tipos celulares e material extracelular abundante. Nesse material é possível encontrar também uma diversidade de fibras, sendo as mais comuns as fibras elásticas, compostas pela proteína elastina, e as fibras colágenas, formadas pela proteína colágeno. Tais fibras são sintetizadas pelos fibroblastos, células especializadas que também produzem a substância fundamental amorfa, um material homogêneo e adesivo, que preenche espaços entre as fibras e varia em quantidade dependendo da especialização do tecido.

De acordo com o enunciado, na recriação artificial do tecido da parede arterial, os cientistas verificaram: a - células interfásicas e em divisão celular, b - ligações celulares (ancoragem) nas proteínas de seda, c - formação de actina filamentosa e d - pontos de adesão focal. Além dessas observações o tecido formado também apresentou viabilidade e força biomecânica, semelhantes ao tecido da parede arterial humana, características já esperadas uma vez que as observações confirmadas são típicas do tecido conjuntivo. As divisões celulares são comuns nas paredes das artérias, dado que a renovação celular é constante nesse tipo de tecido conjuntivo, assim como nos pontos de adesão focal, que são regiões de ligação entre as células (especialmente fibroblastos) e a matriz extracelular, uma ancoragem que é possível graças à interação entre moléculas de matriz extracelular, proteínas de adesão da membrana plasmática (as integrinas) e a actina que compõe o citoesqueleto das células.  

Assim sendo, podemos julgar as alternativas.

a) Incorreta. As condições experimentais certamente permitiram o fornecimento abundante de oxigênio para a respiração aeróbica, processo metabólico energético essencial para produção de energia abundante para suportar as divisões celulares observadas. A respiração anaeróbica não é especialidade desse tipo de tecido.

b) Incorreta. Embora a síntese e o transporte de macromoléculas sejam intensos, não ocorre o armazenamento, pois a função das células do tecido conjuntivo é produzir grande quantidade de material e exportá-lo, não concentrá-lo no meio intracelular.

c) Incorreta. O alinhamento de cromossomos na placa equatorial é observado durante a metáfase da divisão mitótica, não durante a fase interfásica.   

d) Correta. As condições experimentais permitiram a adesão, confirmada pela produção de actina e formação de pontos de adesão focal, e a proliferação celular, confirmada pela observação de células em divisão, características essenciais para sustentar o metabolismo típica de tecido conjuntivo, bem como a funcionalidade biodinâmica semelhantes aos das artérias humanas.