Logo UNICAMP

Questão 18 Unicamp 2020 - 1ª fase

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 18

Ciclo reprodutivo (Angiospermas)

Relatório publicado em 2019 alertou que um número crescente de espécies de animais polinizadores está ameaçado de extinção em todo o mundo em decorrência de fatores como desmatamento, uso indiscriminado de agrotóxicos e alterações climáticas. Importantes medidas devem ser adotadas para prevenir as consequências econômicas, a redução na produção de alimentos e o desequilíbrio dos ecossistemas. Entre as espécies cultivadas no Brasil que dependem de polinização animal, destacam-se o maracujá, a maçã, a acerola e a castanhado-do-brasil.


(Fonte: Marina Wolowski e outros, Relatório temático sobre polinização, polinizadores e produção de alimentos no Brasil. BPBES e REBIPP, 2019. Acessado em 23/05/2019.)


Considerando as informações fornecidas no texto e os conhecimentos sobre botânica e ecologia, é correto afirmar que a polinização pode ser beneficiada



a)

por insetos que transportam o pólen da antera para o estigma nas eudicotiledôneas mencionadas.

b)

por pequenos vertebrados que transferem pólen do estigma para o estame nas monocotiledôneas mencionadas.

c)

por insetos que transferem pólen do estigma para o estame nas eudicotiledôneas mencionadas.

d)

por pequenos mamíferos que transportam o pólen da antera para o estigma nas monocotiledôneas mencionadas.

Resolução

Angiospermas são os vegetais predominantes no planeta, sendo este grupo vegetal caracterizado pela presença de flores, sementes e frutos. A flor consiste no órgão reprodutivo do vegetal, sendo que este órgão é responsável pela formação dos gametas que, após fecundação, originarão um embrião contido em uma semente envolta em um fruto. As flores podem ter sexos separados ou podem ter ambos os sistemas reprodutores conforme exibido na imagem a seguir:

 

Imagem retirada de: REECE, J. B. et al. Biologia de Campbell. 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2015.

A porção masculina da flor, denominada androceu, é formada por estames que consistem no filete com antera produtora de pólen nas extremidades. O grão de pólen abriga o gameta masculino que deverá alcançar a porção feminina da flor.

A porção feminina da flor, denominada gineceu, é formada pelo carpelo (ou pistilo) em cuja porção inferior está localizado o óvulo que abriga a oosfera, gameta feminino. A extremidade superior do carpelo é denominada estigma e é responsável pelo recebimento do grão de pólen portador do gameta masculino.

O transporte de pólen do androceu para o gineceu em flores com sexos separados pode ser feito mediante a ação de agentes polinizadores como: insetos (entomofilia), como abelhas e mamangavas, aves (ornitofilia), como beija-flor, morcegos (quiropterofilia) e vento (anemofilia). Ou seja, tanto animais vertebrados (beija-flor) quanto invertebrados (abelhas) são polinizadores e de extrema relevância para a reprodução e perpetuação de espécies de angiospermas. Como resultado da fecundação em angiospermas, há formação de semente envolta por um fruto desenvolvido a partir do ovário da flor. Assim, frutos como o maracujá e acerola citados no texto são formados apenas após o transporte de pólen de uma flor até a outra através de um agente polinizador.

Com relação à estrutura tecidual e morfologia externa, as angiospermas são divididas em dois grandes grupos: eudicotiledôneas e monocotiledôneas. As principais características de cada um destes grupos são:

- eudicotiledôneas: flores com número de pétalas múltiplas de 4 ou 5; folhas com nervuras ramificadas; presença de raiz axial (pivotante); sementes com dois cotilédones. Exemplos de eudicotiledôneas são: maracujá, maçã, castanha-do-brasil (ou castanha-do-pará), acerola, feijão e rosa.

- monocotiledôneas: flores com número de pétalas múltiplos de 3; folhas com nervuras paralelinérveas; presença de raiz fasciculada (cabeleira); sementes com um cotilédone. Exemplos de monocotiledôneas são: milho, cana-de-açúcar, grama, orquídea e arroz.

Imagem retirada de: REECE, J. B. et al. Biologia de Campbell. 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2015.

a) Correta. Conforme explicado anteriormente.

b) Incorreta. O grão de pólen é transmitido do estame para o estigma, e não o inverso, conforme mencionado pela alternativa. Além disso, esta alternativa está incorreta por classificar os vegetais citados como monocotiledôneas.

c) Incorreta. O grão de pólen é transmitido do estame para o estigma, e não o inverso, conforme mencionado pela alternativa.

d) Incorreta. As plantas mencionadas são eudicotiledôneas, inviabilizando a escolha desta alternativa como correta. Adicionalmente, mamíferos polinizadores como os morcegos não são animais pequenos tipicamente responsáveis pela polinização dos vegetais citados.