Logo FUVEST

Questão 1 Fuvest 2025 - 2ª fase - dia 2

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 1

Quantidades em Química Eletroquímica Expressões de Concentração

Em competições esportivas, os atletas que alcançam as três primeiras posições são condecorados com medalhas denominadas ouro, prata e bronze. Contudo, na Olimpíada e na Paralimpíada de Paris, a composição das medalhas de ouro e de bronze entregues aos atletas, descrita na Figura 1, não corresponde ao que seus nomes sugerem. A medalha de ouro é apenas revestida com esse metal. A medalha de bronze, que deveria ser composta por 67% em massa de cobre e 33% em massa de estanho, possui outra composição.

Figura 1

 

Figura 2

 

 

a) Preencha, no quadro da folha de respostas, qual deveria ser a massa de cada um desses metais, Cu e Sn, em uma medalha olímpica de 437 g para que ela fosse de fato de bronze?

b) Considere que a ginasta Rebeca Andrade, condecorada com medalhas de ouro e de prata em Paris, decida utilizá-las para construir uma pilha. Para isso, ela retirou o hexágono de ferro das medalhas e esquematizou a pilha representada na Figura 2. Sabendo que a atleta dispõe de duas soluções, AgNO3 e Au(NO3)3, ambas de concentração 1 mol/L, complete, na folha de respostas, em qual compartimento cada solução deve ser adicionada para que a pilha funcione. Com a pilha funcionando, indique qual metal se deposita sobre qual medalha.

c) Um dos problemas da obtenção de Au é o uso indiscriminado de Hg pelo garimpo. Nesse processo, 3g de Hg dissolvem 1g de Au para formar um amálgama. O Au é purificado aquecendo o amálgama e evaporando o Hg. Considerando que cada tonelada de sedimento de determinado rio contenha 8g de Au, qual a massa de sedimento necessária para extrair os 6g de Au presentes na medalha de Au? Assumindo que 60% do Hg evaporado para a produção dessa medalha alcancem um corpo d’água de 6 milhões de litros e que a legislação brasileira adota a concentração de 1×10-6 g de Hg/L como limite, esse corpo d’água seria considerado próprio para consumo em relação ao Hg? Apresente os cálculos.



Resolução

a) Cálculo da massa de cobre ( 67% em massa de Cu) e estanho (33% em massa de Sn) presente na medalha olímpica com massa de 437 g:

m(Cu) = 437 g . 67100  m(Cu) =292,79 gm(Sn) = 437 g - 292,79  m(Sn) =144,21 g

Portanto, a tabela da folha de respostas deve ser preenchida da seguinte forma:

 

b) O desenho da folha de respostas deve ser completada da seguinte forma para as soluções de cada semicélula:  

A solução de Au(NO3)3 deve ser colocada no compartimento da esquerda da célula eletroquímica, porque o eletrodo é de ouro (Au), sendo necessário que este esteja mergulhado na solução que contém íons do mesmo metal (Au3+). A solução de AgNO3 deve ser colocada na direita da célula eletroquímica, devido ao eletrodo ser de prata (Ag),  que também deve estar mergulhado numa solução que contém íons desse metal (Ag+).

Para saber qual metal depositará, deve-se observar os potenciais padrão de redução que foram fornecidos. Como o potencial padrão de redução do ouro (Ered de Au3+/Au = 1,5 V) é maior que o potencial de redução da prata (Ered de Ag+/Ag = 0,8 V), logo o íon ouro deve sofrer redução e a prata oxidação, como apresentada nas semirreações a seguir:

Redução: Au(aq)3+ + 3e- Au(s)Oxidação: Ag(s)  Ag(aq)+ + e-

Assim, o ouro (Au) é o metal que será depositado sobre a medalha de ouro.

c) Cálculo da massa de sedimento necessária para extrair 6 g de Au:

1,0 t de sedimento ________ 8,0 g de Au                     m         ________  6,0 g de Au       m = 0,75 t ou 750 kg de sedimento

Cálculo da massa de mercúrio evaporada para 6 g de Au:

 3,0 g de Hg ______ 1,0 g de Au      m(Hg)    _______ 6,0 g de Au             m(Hg) = 18,0 g 

Como 60% do mercúrio (Hg) evapora, conforme o enunciado, a massa que irá alcançar um corpo d'água será:

m(Hg) = 60100 . 18,0 g  m(Hg) =10,8 g

Cálculo da concentração de mercúrio (Hg) num corpo d'água de 6 milhões de litros (6.106 L):

C=mV C=10,8 g6.106L C = 1,8.10-6 g/L

Como a concentração de 1,8 x 10-6 g/L está acima da concentração limite permitida (1,0 x 10-6 g/L), esse corpo d'água não é próprio para o consumo.