Após uma proposta de atividade de uma professora que incentivava estudantes de sua turma a explorar, em uma tabela numérica, o pensamento matemático por meio de atividades investigativas, a turma percebeu diversos padrões interessantes.
Considere uma tabela com 10 colunas, em que os números naturais estão dispostos sequencialmente a partir da primeira linha. Nessa tabela, a professora destacou um retângulo, como mostra a figura:
Posteriormente, definiu como a soma dos elementos do retângulo e como o módulo da diferença do produto dos elementos das diagonais. Para o retângulo destacado, temos:
Se esse retângulo for deslocado uma coluna para a direita, teremos , e se for deslocado uma linha para baixo, teremos . A partir das informações apresentadas, responda:
a) Se o retângulo destacado da tabela for deslocado linhas para baixo, qual será o valor de ?
b) Se o retângulo destacado da tabela for deslocado linhas para baixo, qual será o valor de ?
c) Considere agora que a tabela foi construída com colunas, sendo . Qual é o valor de para um retângulo cujo menor elemento é , com ?
Deslocando o retângulo linhas para baixo, temos o retângulo a seguir
a) Calculando :
b) Calculando :
c) Para uma tabela construída com colunas, , temos o padrão a seguir:
Nessa tabela, os números em cada linha, a partir da segunda, correspondem aos números da linha anterior somados com (nos itens a e b, há o caso particular ).
Então, se o menor valor de um retângulo é , o retângulo é
Dessa forma, temos
(pois é não negativo)
Observação: A conclusão do item (c) confirma o valor encontrado no item (b), no qual .