Logo FUVEST

Questão 1 Fuvest 2025 - 2ª fase - dia 2

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 1

Doenças (Vírus) Proteínas (Biologia) Mutações gênicas

“Diretor-Geral da OMS declara o surto de mpox uma emergência de saúde pública de importância internacional. Após o surgimento de uma nova variação de mpox, a sua rápida propagação no leste da República Democrática do Congo e a notificação de casos em vários países vizinhos, está claro que é necessária uma resposta internacional coordenada para deter esses surtos e salvar vidas.

O vírus da mpox possui DNA como material genético, envolto em uma estrutura de proteínas, dentro de uma membrana lipoproteica, conforme esquema a seguir.

Até agosto de 2024, havia apenas uma vacina aprovada para uso contra a mpox na União Europeia e nos países do Espaço Econômico Europeu, assim como no Reino Unido, Estados Unidos, Suíça e Canadá. No Brasil, a Universidade Federal de Minas Gerais está desenvolvendo a primeira vacina contra mpox, utilizando vírus inativado.”

Disponível em https://g1.globo.com/saude/noticia/2024/08/20/.

a) Cite uma forma de prevenção contra a mpox.

b) Qual é a classe de moléculas específica do vírus que gera resposta imunológica em indivíduos vacinados? Justifique a sua resposta.

c) Que tipo de evento influencia o surgimento de novas variantes de vírus? Justifique a sua resposta.



Resolução

A varíola dos macacos também denominada mpox é uma doença transmitida pelo vírus monkeypox e considerada uma zoonose, pois afeta outras espécies de animais vertebrados e pode ser transmitida para os humanos. A transmissão dessa doença ocorre por gotículas respiratórias e por contato próximo com lesões ou outras secreções corporais (sangue). Além disso, pode ser transmitida por objetos contaminados como roupas de cama, toalhas e talheres.

a) Considerando as formas de transmissão mencionadas, a prevenção contra a mpox pode ser realizada evitando o contato físico com pessoas que apresentem os sintomas de lesões na pele, realizar a higienização das mãos, utilizar máscaras e evitar locais fechados.  Além disso, no contato com pessoas infectadas usar luvas e equipamentos de proteção individual. A vacinação também poderia ser citada como uma medida preventiva para essa doença. 

b) Os indivíduos vacinados desenvolvem a resposta imunológica por meio da produção de anticorpos contra os antígenos virais, que são proteínas do envelope viral (mais externo) utilizadas na interação com receptores celulares para a entrada nas células hospedeiras. Os anticorpos são moléculas que interagem de forma específica se ligando à proteínas da estrutura viral e neutralizando a sua ação, evitando a invasão das células humanas e o desenvolvimento da doença. 

c) O evento que influencia no surgimento de novas variantes de vírus é a mutação. Os vírus podem sofrer alterações durante a cópia do material genético, na replicação. Assim, o DNA viral sofre alterações ao longo do tempo por meio das mutações e essas modificações podem codificar proteínas (antígenos virais) com variação em sua estrutura original. Dessa forma, a ocorrência de variações na estrutura viral podem potencializar a ação do vírus e aumentar a sua patogenidade e potencial de replicação. Além disso, essas alterações podem também dificultar a ação de anticorpos, que são moléculas que se ligam a antígenos específicos, caso esses sofram alteração em sua conformação.