Na Olimpíada de Paris, realizada em 2024, a atleta Victória Borges, da equipe de Ginástica Artística, apresentou um quadro de contratura muscular na panturrilha, que prejudicou o seu desempenho durante a apresentação. Nos episódios de contratura muscular, o músculo, ou um grupo de músculos, fica permanentemente contraído, levando à dor localizada. Várias são as causas que podem levar à contratura muscular, dentre elas lesões, falta ou excesso de atividade física, distúrbios neuromusculares.
a) No processo de contração muscular, quais são as principais proteínas contráteis envolvidas?
b) No caso de a contratura muscular da Victória Borges ter ocorrido devido a um distúrbio neuromuscular, quais teriam sido os tecidos envolvidos nessa lesão?
c) Um dos motivos de a contratura muscular ocorrer por excesso de atividade física é a falta de ATP (Trifosfato de Adenosina). Por que a falta de ATP pode levar à contratura muscular? Justifique a sua resposta.
a) A contração muscular ocorre pelo encurtamento das fibras musculares esqueléticas, as quais se encurtam como resultado da redução da extensão dos milhares de sarcômeros que integram as miofibrilas da célula muscular. Esse encurtamento dos sarcômeros é causado pelo deslizamento da actina sobre a miosina, que são as principais proteínas contráteis envolvidas nesse processo.
b) A musculatura esquelética estriada é inervada e está sob o controle do sistema nervoso. Os neurônios que chegam na musculatura são chamados de neurônios motores, pertencentes ao sistema nervoso periférico somático, e a interface entre célula nervosa e célula muscular é conhecida como junção neuromuscular ou placa motora, onde as membranas não se tocam e a comunicação é feita mediante a liberação de neurotransmissores a partir da célula nervosa para a contração muscular. Portanto, no distúrbio neuromuscular estão envolvidos o tecido muscular e o tecido nervoso.
c) Para que ocorra a contração muscular o retículo sarcoplasmático precisa liberar Ca2+ nos sarcômeros, para que os sítios de interação da actina estejam disponíveis para a miosina e o movimento de deslizamento ocorrer, com gasto de ATP. Porém, para que o relaxamento ocorra é necessário que o Ca2+ seja retirado do citoplasma e retorne ao retículo sarcoplasmático, mediante transporte ativo, contra o gradiente de concentração desse íon e com gasto de ATP. Na falta de ATP o Ca2+ permanece no citoplasma e o sarcômero fica impossibilitado de relaxar, provocando a contratura muscular.