A figura representa a estrutura molecular do pigmento clorofila a.
a) De que modo a clorofila a participa do processo de fotossíntese?
b) De onde provém originalmente o magnésio presente nas moléculas de clorofila de folhas de uma angiosperma? Explique sucintamente como esse elemento chega até a folha.
c) De maneira simplificada, afirma-se que a fotossíntese produz glicose para a planta e libera oxigênio. No processo fotossintético, a sequência de eventos é a mesma que aparece nessa frase, ou seja, primeiro a glicose é produzida e, em seguida, o gás oxigênio é liberado? Justifique a sua resposta sucintamente.
a) A clorofila a é um dos pigmentos formadores dos fotossistemas I e II, que se localizam nas membranas dos tilacoides e são responsáveis pela absorção de luz e ocorrência da fase clara da fotossíntese. Nos fotossistemas, a energia luminosa captada pelo complexo antena é canalizada para o par central de clorofilas a, resultando na excitação dos seus elétrons, os quais são recebidos por um aceptor primário de elétrons que, ao passarem por meio de uma cadeia de transporte de elétrons, fornecem energia para geração de ATP, molécula energética necessária para a fase química. A figura abaixo ilustra o fotossistema e o par central de clorofilas a.
BIOLOGIA de Campbell. Coautoria de Jane B. Reece et al. 10. ed. Porto Alegre: ArtMed, 2015. E-BOOK. (1 recurso online). ISBN 9788582712306. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/books/9788582712306. Acesso em: 16 dez. 2024.
b) O Magnésio é obtido a partir da nutrição inorgânica do vegetal e é obtido a partir do solo, pela absorção realizada pelas raízes. O íon Mg2+ é absorvido e transportado na seiva inorgânica via vasos do xilema até as folhas. Nesse processo, a transpiração nas folhas gera a tensão negativa no xilema das plantas e, juntamente com as forças de adesão e coesão da água, possibilita a ascensão da seiva inorgânica contendo água e minerais.
c) Não, o gás oxigênio é liberado antes da produção da glicose. Na primeira fase da fotossíntese (fase fotoquímica) ocorre a fotólise da água e liberação de oxigênio, bem como de NADPH e ATP. Posteriormente, na fase química (ciclo de Calvin), o gás carbônico é absorvido e ocorre a redução à carboidrato, formando glicose e utilizando os produtos da primeira fase (NADPH e ATP).
O esquema abaixo ilustra de forma simplificada as fases da fotossíntese:
BIOLOGIA de Campbell. Coautoria de Jane B. Reece et al. 10. ed. Porto Alegre: ArtMed, 2015. E-BOOK. (1 recurso online). ISBN 9788582712306. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/books/9788582712306. Acesso em: 16 dez. 2024.