Um carro percorre uma estrada que passa por uma colina cujo formato, no trecho próximo do alto, é praticamente circular, como indicado na figura, em que o ponto C corresponde ao centro do círculo de raio
a) No ponto mais alto da trajetória, a motorista do carro em movimento sente-se “mais leve” do que se estivesse sentada em um carro parado. Nessas condições, o módulo da força normal, , sobre a motorista é maior, menor ou igual ao módulo de seu peso, ? Justifique a sua resposta.
b) Calcule o tempo necessário para que o carro percorra a distância entre os pontos A e B, indicados no desenho, supondo que sua velocidade tenha módulo constante e igual a 72 km/h e que o ângulo seja igual a 2 radianos.
c) Calcule a máxima velocidade que o carro pode ter para que, no ponto mais alto da colina, não perca o contato com a pista.
Note e adote: Aceleração da gravidade: |
a) Quando o carro passa pela colina ele está descrevendo uma trajetória circular. Isso significa que deve existir uma força resultante para o centro da trajetória, uma resultante centrípeta. As duas forças que atuam no carro na situação descrita são a força peso e a força normal. A soma vetorial dessas duas forças deve originar a resultante centrípeta "apontando" para o centro da trajetória circular. Isso significa que a força normal neste local precisa ter um valor menor que o da força peso.
b) A velocidade do carro é de . Isso significa que a velocidade angular será:
Para percorrer um ângulo de 2 radianos com esta velocidade angular o carro levará um tempo de:
c) Quando o carro está prestes a perder o contato com a pista temos a normal tendendo a zero, ou seja:
Com isso:
A velocidade máxima com a qual o carro poderia passar pela colina seria de 30 m/s.