Ondas sísmicas são ondas que se propagam em camadas de rochas no interior do manto da Terra. Essas ondas podem ser longitudinais (como o som, por exemplo) ou transversais (como as ondas que se propagam em uma corda). Um tipo de onda sísmica transversal é a chamada onda secundária (ou “onda S” ou “onda de cisalhamento”) e sua velocidade é dada por
,
em que é o módulo de cisalhamento e é a densidade (ou massa específica), parâmetros da rocha em que a onda se propaga.
a) Através de uma análise dimensional, determine a unidade do módulo de cisalhamento μ no Sistema Internacional de Unidades (SI).
Na interface entre dois tipos de rocha, pode haver refração das ondas sísmicas, e a mudança de direção é dada pela Lei de Snell, conforme mostra o exemplo da figura a seguir.
Velocidades de ondas típicas de alguns materiais comuns no manto terrestre são dadas na tabela a seguir.
Material | Granito | Basalto | Arenito | Calcário | Argila |
---|---|---|---|---|---|
Velocidade da onda S (m/s) | 2900 | 2600 | 1400 | 2700 | 700 |
Fontes: https://gpg.geosci.xyz/content/physical_properties/seismic_velocity_duplicate.html
https://pburnley.faculty.unlv.edu/GEOL452_652/seismology/notes/SeismicNotes10RVel.html
Considere uma onda S harmônica de frequência propagando-se através de uma interface entre duas camadas com composições diferentes.
b) Se a camada 1 for predominantemente composta por basalto e a camada 2 por granito, qual será a variação no comprimento de onda, ?
c) Em outra interface, são medidos e . Se a camada 1 for composta predominantemente de argila, qual será, dentre os materiais apresentados na tabela, aquele que melhor corresponderá à composição da camada 2? Justifique a sua resposta.
Note e adote: Unidade de densidade (massa específica) no SI: |
a) Utilizando a equação da velocidade fornecida pelo enunciado e isolando o módulo de cisalhamento para determinar a sua unidade, tem-se:
b) A partir da equação fundamental da ondulatória, e utilizando a invariância da frequência de uma onda, a variação no comprimento de onda será:
c) Utilizando a lei Snell
A partir dos dados fornecidos na tabela, a composição da camada 2 que tem a velocidade de 1400 m/s é o arenito.