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Questão 1 Fuvest 2025 - 2ª fase - dia 2

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Questão 1

Formação territorial do Brasil

Leia o texto e observe a imagem.

Resiste, ainda, em meio à densa vegetação do local, a Calçada construída em 1792, com curioso traçado em ziguezague e calçamento com laje de pedra, técnica de pavimentação que veio assegurar o trânsito permanente de tropas de muares. Situada entre o rio das Pedras e o rio Cubatão, trecho mais árduo da ligação de São Paulo com o Porto de Cubatão, essa estrada destinava-se a dar escoamento aos produtos das terras interiores. A iniciativa da sua construção coube ao governador da capitania de São Paulo, entre 1788 e 1798, tendo sua execução ficado a cargo do Real Corpo de Engenheiros. A obra ficou conhecida por Calçada do Lorena, empreendimento que assinalou o início da constituição de uma infraestrutura destinada a colocar São Paulo no comércio internacional. Essa Calçada veio romper o isolamento em que se encontravam os paulistas devido às péssimas ligações com o litoral.

Disponível em https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v0i8p150-167 (Adaptado).

Disponível em https://revistapesquisa.fapesp.br/ (Adaptado).

A partir do texto e da figura, responda:

a) Qual a principal estrutura do meio físico que teve de ser vencida durante a construção da Calçada do Lorena?

b) Indique um produto e um destino quanto ao comércio internacional. Justifique a construção da obra do ponto de vista da formação territorial.

c) Explique um fator da natureza que dificultou a construção da obra e um fator social que ajudou a viabilizá-la.



Resolução

A Calçada do Lorena, localizada no Parque Estadual da Serra do Mar, no Riacho Grande, é um marco histórico de grande importância para São Paulo. Construída no final do século XVIII, essa estrada pavimentada em pedra desempenhou um papel fundamental na economia da época, facilitando o transporte de produtos do interior para o litoral. Diante desse contexto, é possível afirmar que:

a) A principal barreira física a ser vencida por essa obra foi a Serra do Mar, feição que se estende por mais de 1.000 km ao longo do litoral, desde o Espírito Santo até o Rio Grande do Sul. Apresenta um relevo pronunciado com altitudes que podem ultrapassar os 2.000 metros, como no Pico Paraná, e estrutura de formações rochosas cristalinas, notadamente de granitos e de gnaisses que, ao longo do tempo geológico, sofreram ação dos agentes internos (tectonismo) e externos (erosão das chuvas, vento, entre outros) do relevo, fatores responsáveis pelo esculpimento das formas observadas nas diferentes paisagens que compõem essa serra.

b) O principal produto a ser escoado pela Calçada do Lorena no contexto do final do século XVIII era o açúcar produzido em usinas do interior paulista. Posteriormente, principalmente a partir de 1850, produtos como o café, frutas, legumes, entre outros gêneros agrícolas também utilizaram tal rota em direção ao porto de Santos.

No que diz respeito à formação territorial, a obra tinha por objetivo conectar São Paulo ao litoral, fortalecendo vínculos comerciais do estado paulista com o exterior. Como o próprio texto menciona, "Essa Calçada veio romper o isolamento em que se encontravam os paulistas devido às péssimas ligações com o litoral".

c) Vários trechos do trajeto de estabelecimento da Calçada do Lorena apresentavam desafios em relação às rochas, aos solos, à vegetação e até ao clima. Segundo informações da revista FAPESP1, tais trechos eram "bastante íngremes, com desníveis de cerca de 700m entre as pontas, em zigue-zague, com 133 curvas largura entre 3,2 m e 4,5 m e uma extensão de cerca de 9 km, cercada de mata densa, com chuva constante, sem cruzar nenhum curso d’água".

A utilização de mão de obra escravizada e o desejo de desenvolvimento e progresso do estado paulista por parte de suas elites e do próprio império brasileiro foram fatores sociais que viabilizaram tal obra. Como afirmou o arquiteto e professor da USP Benedito Lima de Toledo (1934-2019), em um artigo publicado em dezembro de 2000 na revista PosFAUUSP, "A Calçada foi planejada por engenheiros militares, construída por mão de obra escravizada e operou de 1790 a 1846, substituindo caminhos que pouco mais eram do que as primitivas trilhas indígenas".

1 - Disponível em artigo científico: https://revistapesquisa.fapesp.br/wp-content/uploads/2022/05/082-086_calc%CC%A7ada-do-lorena_315NOVO.pdf