a) Explique de que forma humor e crítica se combinam, na tirinha, para tratar do uso da inteligência artificial na sociedade contemporânea.
b) Construções adversativas e concessivas desempenham funções lógico-semânticas similares. Transforme a fala do empregador, presente no último quadro, em um período com estrutura concessiva, fazendo as alterações necessárias para que o sentido seja mantido em coerência com a tirinha.
a) O humor da tirinha surge a partir de uma crítica provocada pelo uso de uma ironia na situação retratada. Nos dois primeiros quadros, o personagem celebra seu sucesso acadêmico ao afirmar que utilizou a inteligência artificial para produzir seus trabalhos e sua monografia final, sugerindo que ele se beneficiou, já que alcançou sucesso ("nota total" e "formei com louvor"), sem esforço próprio. A crítica e o efeito de humor ficam evidentes no terceiro quadro, quando, apesar das notas altas, ele não consegue uma vaga de emprego justamente porque a posição está sendo ocupada por um robô. Esse fator remete diretamente à inteligência artificial que ele alimentou, provocando uma reviravolta irônica (e consequente efeito de humor): o recurso que o alçou à formação acadêmica fraudulenta também o impediu de ter acesso ao mercado de trabalho, resultando na ironia.
b) Transformando a fala do empregador em uma estrutura concessiva, temos:
"Embora suas notas sejam boas, infelizmente não temos vagas de emprego no momento!"
Outras possibilidades são:
"Mesmo que suas notas sejam boas, infelizmente não temos vagas de emprego no momento!"
"Ainda que suas notas sejam boas, infelizmente não temos vagas de emprego no momento!"
"Por mais que suas notas sejam boas, infelizmente não temos vagas de emprego no momento!"