Logo FUVEST

Questão 9 Fuvest 2025 - 2ª fase - dia 1

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 9

linguagem verbal e não verbal Ambiguidade e Polissemia textos publicitários

A composição a seguir é parte de uma campanha de incentivo à coleta seletiva promovida pela Secretaria do Meio Ambiente do Distrito Federal. Campanhas dessa natureza se valem de uma diversidade de recursos imagéticos e verbais para atrair a atenção do público-alvo e persuadi-lo a adotar novos hábitos em relação a alguma pauta de relevância social; no caso, em relação ao meio ambiente.

a) Explique como os recursos imagéticos e verbais são combinados para persuadir o público-alvo da campanha a fazer a coleta seletiva.

b) Uma das estratégias para captar a atenção do público-alvo é o humor, e um dos recursos eficazes para gerar esse efeito é a polissemia. Explique como a polissemia da palavra “destino” gera efeito humorístico e capta a atenção do leitor.



Resolução

a) Os recursos imagéticos e verbais são combinados de forma eficaz para sustentar o intuito da campanha: estimular a coleta seletiva. Na imagem, aparecem dois personagens antropomorfizados: um coco verde e um canudo, objetos associados ao consumo de água de coco, especialmente em ambientes ao ar livre, como parques. A frase “Eles se conheceram no parque. Agora, um será reciclado e o outro irá para o lixo orgânico” cria uma narrativa humorística, sugerindo uma situação cotidiana (o consumo da bebida) seguida da separação correta dos resíduos: o coco sendo destinado ao lixo orgânico e o canudo ao reciclável.

Essa combinação narrativa elucida a necessidade de separar os materiais após o uso, mesmo quando são consumidos juntos. O destaque visual da palavra “reciclado” e a disposição gráfica da frase “SEPA RADOS PELO DESTINO”, que separa intencionalmente as sílabas “sepa” e “rado”, reforça o conceito de separação como mensagem central da campanha. Além disso, elementos não verbais, como o símbolo da reciclagem e a imagem da natureza ao fundo, remetem à temática ambiental e reforçam o compromisso com a preservação do meio ambiente. Todos esses recursos visam conscientizar o público sobre a importância do destino correto dos resíduos.

b) A palavra “destino” é usada na campanha de forma polissêmica, isto é, com mais de um sentido. No sentido literal, “destino” refere-se ao local de descarte aos produtos (o coco vai para o lixo orgânico, e o canudo para o reciclável). Já ao construir a frase “separados pelo destino”, a campanha visa trazer tom humorístico, que sugere que houve uma espécie de encontro amoroso entre os personagens. Nesse caso, “destino” refere-se a um conjunto de fatos que constituem a vida de uma pessoa e que estão fora de seu controle. Trata-se, portanto, de acontecimentos que ocorrem independentemente da vontade. Na narrativa, o coco e o canudo se encontram devido ao destino nessa acepção.

A ambiguidade utilizada na campanha serve para tornar a mensagem mais atrativa ao leitor, unindo uma narrativa divertida a informações sobre a importância da coleta seletiva.