“E assim como o branco e os mamelucos se aproveitaram não raro das veredas dos índios, há motivo para pensar que estes, por sua vez, foram, em muitos casos, simples sucessores dos animais selvagens, do tapir especialmente, cujos carreiros ao longo dos rios e riachos, ou em direção a nascentes de águas, se adaptavam perfeitamente às necessidades e hábitos daquelas populações.”
HOLANDA, Sergio Buarque de. Caminhos e fronteiras. Rio de Janeiro: José Olympio, 1975. p.35.
De acordo com o excerto, a ocupação territorial da América portuguesa pelos colonizadores foi inicialmente marcada
a) |
pela construção de caminhos que os afastassem dos cursos dos rios. |
b) |
pela desconsideração das rotas de deslocamento abertas pelos animais. |
c) |
pela utilização de picadas abertas pelas comunidades indígenas. |
d) |
pelo emprego de tropas de muares, responsáveis por abrir trilhas nas matas. |
e) |
pela exploração do transporte fluvial e marítimo por meio de pirogas. |
a) Incorreta. O historiador Sérgio Buarque de Holanda (1902-1982) deixa claro no excerto que os caminhos dos colonizadores seguiam o curso dos rios, riachos e nascentes das águas, não se afastando dessas vias fluviais como afirma a alternativa.
b) Incorreta. Segundo Sérgio Buarque de Holanda, os caminhos utilizados pelos homens brancos e mamelucos - mestiços de brancos e indígenas - eram os mesmos já desbravados pelos nativos. Porém, as veredas que os indígenas seguiam foram provavelmente as mesmas que os animais selvagens seguiam.
c) Correta. Segundo o historiador Sérgio Buarque de Holanda, os caminhos utilizados pelos colonizadores eram os mesmos que já tinham sido abertos pelos indígenas anteriormente, que por sua vez podem ter seguido os caminhos feitos pelos animais.
d) Incorreta. Na verdade, as tropas de muares, que foram importantes no abastecimento do mercado interno da região mineradora do século XVIII, utilizaram os caminhos já abertos anteriormente pelos primeiros colonizadores.
e) Incorreta. Embora o transporte fluvial utilizando canoas (pirogas) tenha sido importante para a interiorização da colonização, nas expedições que foram chamadas de monções, não é possível afirmar que o transporte marítimo tenha exercido a mesma função, uma vez que era feito por meio de barcos e visava de forma mais destacada a exportação ou importação de pessoas e mercadorias.