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Questão 5 Fuvest 2025 - 1ª fase

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Questão 5

Dois irmãos

Os quadrinhos a seguir são parte da obra Dois irmãos, de Fábio Moon e Gabriel Bá (2015), uma adaptação do romance Dois irmãos, de Milton Hatoum, para o universo das novelas gráficas (graphic novels).

Considerando as características visuais dos quadrinhos e os traços narrativos do romance Dois irmãos, de Milton Hatoum, é correto afirmar:



a)

O uso dos contrastes claro x escuro na novela gráfica confere ênfase visual ao conflito entre diferentes formas de privilégio e marginalização presentes no romance de Hatoum, explicitadas pelo ponto de vista do narrador.

b)

Ao trabalhar com os contrastes claro x escuro em suas imagens, a novela gráfica enfatiza a diferença étnica e social que fundamenta a rivalidade fraterna entre Yaqub e Omar, um dos eixos estruturais do romance.

c)

Ao utilizar procedimentos como a aproximação (zoom-in) e a fragmentação das imagens, a novela gráfica recria o fluxo de consciência e a atmosfera onírica da narrativa de Hatoum.

d)

A novela gráfica demonstra, por meio de imagens, que o romance Dois irmãos reinventa a tradição da literatura regionalista do Brasil, retratando a opulência da cidade de Manaus ao longo do século XX

e)

Por meio de recursos estéticos como a fragmentação das imagens, a novela gráfica recupera o ponto de vista fraturado do romance de Hatoum, composto por vários narradores ao longo da história.

Resolução

a) Correta. A exploração do contraste entre claro e escuro na adaptação em quadrinhos reforça aspectos fundamentais da obra “Dois irmãos”. Esse recurso visual pode ser associado ao conflito entre os gêmeos, representando a clara predileção de sua mãe por Omar, que é visto como mais frágil e, por isso, recebe um tratamento materno privilegiado. A oposição “claro X escuro” também enfatiza a marginalização de Domingas, mãe do narrador, uma indígena que é retirada de seu povo e torna-se agregada na família libanesa, sendo tratada como empregada e sofrendo com a segregação. Finalmente, o contraste enfatiza a situação do próprio narrador, Nael, que, apesar de ser filho de um dos gêmeos, é tratado como um simples empregado e vive à margem da família com a qual mantém laços sanguíneos.

b) Incorreta. Yaqub e Omar são irmãos gêmeos, filhos de imigrantes libaneses. A rivalidade entre eles não está fundamentada, portanto, em diferenças étnicas e sociais, mas tem origem no tratamento que cada um recebe de sua mãe. Omar é tratado como frágil, e acaba ganhando um tratamento privilegiado, o que acarreta uma disputa entre os irmãos pelo amor materno. Esse conflito é reforçado por diferenças na personalidade de Yaqub e Omar e estende-se, ao longo do romance, a outras figuras femininas.

c) Incorreta. Embora a obra de Hatoum não siga uma linearidade cronológica, sendo construída a partir de idas e vindas no tempo, o narrador expõe os fatos e suas vivências pessoais sem recorrer ao fluxo de consciência. Além disso, a narrativa não se constrói em uma atmosfera onírica, mas a partir daquilo que o narrador-personagem investiga e presencia.

d) Incorreta. A narrativa abarca diversos períodos vividos pela cidade de Manaus ao longo do século XX, passando pelo crescimento econômico no auge do ciclo da borracha, sua consequente decadência após o declínio dessa economia, até a instalação da Zona Franca, no final da década de 50, levando a um novo momento de desenvolvimento na economia da cidade. Entretanto, a modernização de Manaus descaracteriza a cidade e leva à destruição de áreas como a “Cidade Flutuante”. Assim, não se pode afirmar que a obra “Dois Irmãos” retrate a opulência de Manaus. Além disso, o próprio autor rejeita o rótulo de literatura regionalista, pois, segundo ele, seus romances lidam com famílias em experiência urbana e com a decadência das cidades.

e) Incorreta. O romance é integralmente narrado por Nael, que, ao longo da obra, narra os fatos em busca de sua própria identidade, tentando descobrir qual dos gêmeos seria seu pai. Desse modo, o ponto de vista da narrativa não é fraturado, e os fatos relatados passam pelas vivências e observações do narrador-personagem.