Logo FUVEST

Questão 7 Fuvest 2025 - 1ª fase

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 7

Aristóteles Lógica charges e tirinhas

Disponível em https://screenrant.com/funniest-peanuts-comics-charliebrown-vs-lucy/.

Falácias são argumentos que podem até parecer à primeira vista bem construídos logicamente, mas são falhos, seja em termos do uso da linguagem, de pertinência temática ou de correção formal. Os primeiros estudos sistemáticos das falácias foram feitos pelo filósofo Aristóteles, que classificou alguns dos argumentos falaciosos mais comuns.

 

No terceiro quadrinho da história, uma personagem se serve de um argumento falacioso bastante conhecido a fim de persuadir o outro. Esse argumento pode ser classificado como um caso de qual tipo de falácia?



a)

Ataque à pessoa.

b)

Apelo à piedade.

c)

Apelo à força.

d)

Ambiguidade.

e)

Apelo à ignorância.

Resolução

Tradução dos quadrinhos

1º quadrinho: Lucy: Psychiatric help. The doctor is in. (Ajuda psiquiátrica. O médico está atendendo.) Charlie Brown: Well, I appreciate the help you´ve given me. (Bem, eu agradeço a ajuda que vocês me deram.)

2º quadrinho: Charlie Brown: I was wondering though, if i should get a second opinion.. (Eu estava me perguntando, porém, se eu deveria obter uma segunda opinião.)

3º quadrinho: Lucy: Only if you don´t mind my beating you over the head with that stool you´re sitting on! (Só se você não se importar que eu bata na sua cabeça com esse banquinho em que você está sentado!)

4º quadrinho: Charlie Brown: I guess first opinions are pretty good.. (Acho que as primeiras opiniões são muito boas..)

 

a) Incorreta. Essa falácia ocorre quando, ao invés de discutir a argumentação, ataca-se o caráter ou as características pessoais do interlocutor. Ao responder Charlie Brown sobre seu desejo de procurar uma segunda opinião de um médico psiquatra, Lucy não ataca nenhuma característica pessoal do personagem.

b) Incorreta. Nesse caso, apela-se para os sentimentos de compaixão ou pena, tentando convencer alguém a aceitar uma conclusão baseada na emoção, não na lógica. Não há, na tirinha, qualquer apelo à piedade, o que anula a afirmativa.

c) Correta. Este tipo de falácia envolve ameaças ou intimidação para fazer com que alguém aceite um argumento. É exatamente o que ocorre no terceiro quadrinho, quando Charlie Brown questiona se deveria buscar por uma segunda opinião médica. Em seguida, obtém como resposta: “Só se você não se incomodar de eu bater na sua cabeça com esse banquinho em que você está sentado”. A ameaça feita por Lucy caracteriza um apelo à força, que ocorre quando, ao invés de apresentar uma justificativa lógica ou racional para uma afirmação, o argumento se baseia em uma ameaça de força ou intimidação.

d) Incorreta. A falácia por ambiguidade acontece quando uma palavra ou expressão é usada de forma vaga ou com múltiplos significados, o que pode levar a conclusões errôneas. Não há, no diálogo entre os personagens, quaisquer termos ou expressões ambíguas.

e) Incorreta. No apelo à ignorância, afirma-se que algo é verdadeiro simplesmente porque não foi provado o contrário. Ou seja, diz-se simplesmente: “Não há evidências conclusivas sobre a questão. Por isso, você deve aceitar a minha conclusão a respeito dela”. Não há elementos verbais e não verbais que demonstrem um apelo à ignorância por parte de Lucy.