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Questão 9 Fuvest 2025 - 1ª fase

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Questão 9

textos filosóficos

   “A mídia digital é uma mídia da presença. A sua temporalidade é o presente imediato. A comunicação digital se caracteriza pelo fato de que informações são produzidas, enviadas e recebidas sem mediação por meio de intermediários. Mediação e representação são interpretadas como não transparência e ineficiência, como congestionamento de tempo e de informação.

   Uma mídia eletrônica de massa clássica como o rádio só permite uma comunicação unilateral. O destinatário da mensagem é condenado à passividade.

   Hoje não somos mais destinatários e consumidores passivos de informação, mas sim remetentes e produtores ativos. Não nos contentamos mais em consumir informações passivamente, mas sim queremos produzi-las e comunicá-las ativamente nós mesmos. Somos simultaneamente consumidores e produtores.”

HAN, Byung-Chul. No enxame: Perspectivas do digital. São Paulo: Editora Vozes, 2018. p.35-36 (Adaptado).

 

Segundo o texto, a mídia digital distingue-se da mídia de massa tradicional por



a)

reforçar a separação entre consumidor e produtor, resultante da ampliação da comunicação unilateral na internet.

b)

apostar na passividade do público, que precisa de um mediador para poder comunicar informações ativamente.

c)

gerar excesso de informação, que consolida estrutura capaz de condenar todos os consumidores à passividade.

d)

provocar presentificação, decorrente da dissolução dos intermediários e da combinação dos papéis de consumidor e produtor.

e)

dissolver a distinção entre produtor e consumidor, causadora de congestionamento de tempo e de informação.

Resolução

a) Incorreta. De acordo com Han, a mídia digital reforça uma maior união entre consumidores e produtores, não uma separação.

b) Incorreta. Byung-Chul Han aponta que uma das características fundamentais das mídias digitais é justamente não ter mediadores, o que faz com que o público não esteja em uma posição passiva.

c) Incorreta. Não há menção a um suposto excesso de informações. Ademais, a mídia digital não condena os consumidores à passividade. Pelo contrário, na visão autor, “hoje não somos mais destinatários e consumidores passivos de informação, mas sim remetentes e produtores ativos”.

d) Correta. Logo no início do texto, Byung-Chul Han traz a afirmação de que “A mídia digital é uma mídia da presença”. O autor fundamenta tal assertiva apontando que isso ocorre devido à ausência de intermediários, o que faz com que hoje não sejamos “mais destinatários e consumidores passivos de informação, mas sim remetentes e produtores ativos”.

e) Incorreta. De fato, a mídia digital distingue-se da mídia de massa tradicional por dissolver a distinção entre produtor e consumidor. No entanto, a razão pela qual tal fenômeno ocorre não é devido a um congestionamento de tempo e de informação, mas devido ao fato de que “não nos contentamos mais em consumir informações passivamente, mas sim queremos produzi-las e comunicá-las ativamente nós mesmos”.