“A mídia digital é uma mídia da presença. A sua temporalidade é o presente imediato. A comunicação digital se caracteriza pelo fato de que informações são produzidas, enviadas e recebidas sem mediação por meio de intermediários. Mediação e representação são interpretadas como não transparência e ineficiência, como congestionamento de tempo e de informação.
Uma mídia eletrônica de massa clássica como o rádio só permite uma comunicação unilateral. O destinatário da mensagem é condenado à passividade.
Hoje não somos mais destinatários e consumidores passivos de informação, mas sim remetentes e produtores ativos. Não nos contentamos mais em consumir informações passivamente, mas sim queremos produzi-las e comunicá-las ativamente nós mesmos. Somos simultaneamente consumidores e produtores.”
HAN, Byung-Chul. No enxame: Perspectivas do digital. São Paulo: Editora Vozes, 2018. p.35-36 (Adaptado).
Segundo o texto, a mídia digital distingue-se da mídia de massa tradicional por
a) |
reforçar a separação entre consumidor e produtor, resultante da ampliação da comunicação unilateral na internet. |
b) |
apostar na passividade do público, que precisa de um mediador para poder comunicar informações ativamente. |
c) |
gerar excesso de informação, que consolida estrutura capaz de condenar todos os consumidores à passividade. |
d) |
provocar presentificação, decorrente da dissolução dos intermediários e da combinação dos papéis de consumidor e produtor. |
e) |
dissolver a distinção entre produtor e consumidor, causadora de congestionamento de tempo e de informação. |
a) Incorreta. De acordo com Han, a mídia digital reforça uma maior união entre consumidores e produtores, não uma separação.
b) Incorreta. Byung-Chul Han aponta que uma das características fundamentais das mídias digitais é justamente não ter mediadores, o que faz com que o público não esteja em uma posição passiva.
c) Incorreta. Não há menção a um suposto excesso de informações. Ademais, a mídia digital não condena os consumidores à passividade. Pelo contrário, na visão autor, “hoje não somos mais destinatários e consumidores passivos de informação, mas sim remetentes e produtores ativos”.
d) Correta. Logo no início do texto, Byung-Chul Han traz a afirmação de que “A mídia digital é uma mídia da presença”. O autor fundamenta tal assertiva apontando que isso ocorre devido à ausência de intermediários, o que faz com que hoje não sejamos “mais destinatários e consumidores passivos de informação, mas sim remetentes e produtores ativos”.
e) Incorreta. De fato, a mídia digital distingue-se da mídia de massa tradicional por dissolver a distinção entre produtor e consumidor. No entanto, a razão pela qual tal fenômeno ocorre não é devido a um congestionamento de tempo e de informação, mas devido ao fato de que “não nos contentamos mais em consumir informações passivamente, mas sim queremos produzi-las e comunicá-las ativamente nós mesmos”.