Logo FUVEST

Questão 13 Fuvest 2025 - 1ª fase

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 13

Colonialismo

As formas de colonização ibérica e inglesa na América foram, durante muito tempo, consideradas processos isolados, estruturados em dois modelos opostos: as colônias de exploração e as de povoamento, respectivamente. No entanto, elas constituíram um emaranhado de experiências compartilhadas pelos impérios atlânticos. Os aspectos comuns a essas formas de colonização foram a



a)

partida dos colonizadores da metrópole, da qual saíram por fatores religiosos, e a adoção do trabalho livre como base da produção.

b)

dominação e a exploração dos povos originários e o emprego sistemático do trabalho forçado dessas populações.

c)

introdução de colonos sem interesse na ocupação demográfica e o objetivo exclusivo da extração de riquezas minerais.

d)

produção local organizada em pequenas propriedades e a utilização primordial da força de trabalho familiar.

e)

falta de interesse metropolitano pela exploração comercial e a inexistência de benefícios financeiros para a metrópole.

Resolução

a) Incorreta. Não podemos afirmar que todos os processos colonizadores tenham o aspecto religioso como justificativa primordial para terem acontecido. No caso do Norte da América Inglesa esse fator foi muito relevante, mas em outros casos, como na América Francesa, ele não o foi. Por outro lado, é bastante questionável que todas as colonizações ocorridas na Idade Moderna tivessem por base a adoção do trabalho livre. Ao contrário, o trabalho escravo foi sistematicamente empregado, com algumas exceções nas colônias do Norte da América Inglesa.

b) Correta. De fato, praticamente em todos os episódios de colonização europeia nas Américas na Idade Moderna vamos encontrar a dominação dos povos originários e a utilização em algum grau de seus trabalhos forçados, seja no modelo de servidão, seja como indivíduos escravizados. Essa utilização do labor de nativos, bem como um processo de dominação desses povos, pode ser notada nas experiëncias coloniais ibéricas e inglesas.

c) Incorreta. Praticamente todos os processos colonizadores tiveram o interesse de ocupação demográfica por meio de colonos que se fixaram na terra conquistada. Embora retirar riquezas minerais fosse um aspecto importante da colonização da época mercantilista, não podemos dizer que foi um fator exclusivo, uma vez que a ocupação poderia ter por objetivo obter algum gênero tropical, como a exploração da cana de açúcar, do tabaco ou do algodão, por exemplo.

d) Incorreta. Ao contrário do que afirma a alternativa, em grande parte as colonizações europeias da Idade Moderna se estruturaram por meio do latifúndio e do trabalho compulsório, ou seja, em torno do sistema de plantation, que reúne a lógica de monocultura voltada à exportação, realizada em grandes propriedades e com o uso de mão de obra de escravizados.

e) Incorreta. Um dos grandes aspectos do processo colonizador diz respeito às questões comerciais por parte das metrópoles, pois elas tinham grandes interesses financeiros nessas operações e dispendiam vultosos recursos para que fossem concretizadas, além de obter um significativo retorno, complementando suas economias com a exploração colonial.