Logo FUVEST

Questão 20 Fuvest 2025 - 1ª fase

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 20

Modelo de Bohr Modelo de Dalton Modelo de Thomson Modelo de Rutherford

A figura a seguir apresenta a evolução dos modelos atômicos, desde o primeiro, proposto por Dalton em 1803, até o de Bohr, proposto em 1913.

Sobre os quatro modelos atômicos apresentados, é correto afirmar:



a)

Todos os modelos previram a presença de cargas positivas no núcleo atômico.

b)

O modelo proposto por Thomson, por prever a existência de nêutrons, não poderia explicar a radiação alfa (α).

c)

Diferentemente do modelo de Dalton, o modelo de Rutherford não explica a estrutura de cátions e ânions.

d)

Apenas o modelo de Bohr, com o advento de balanças de precisão, considerou a diferença de massa entre os elementos.

e)

Elementos radioativos não poderiam ser explicados pelo modelo proposto por Dalton.

Resolução

A) INCORRETO. O núcleo atômico foi caracterizado a partir do modelo de Rutherford através dos resultados obtidos no experimento de espalhamento de partículas alfa através de uma lâmina metálica. Portanto, apenas os modelos de Rutherford e Bohr previram a presença de cargas positivas no núcleo atômico.

B) INCORRETO. O modelo atômico de Thomson prevê a existência de uma partícula subatômico negativa, o elétron, a qual foi descoberta a partir dos experimentos com raios catódicos. Em sua proposição, os partículas negativas estavam incrustadas em uma massa positiva formando o átomo. Portanto, não há nêutrons na descrição no modelo de Thomson, tampouco o mesmo é capaz de explicar radioatividade visto que nesse fenômeno há transformações envolvendo o núcleo dos átomos.

C) INCORRETO. No modelo de Dalton, o átomo é realmente descrito como neutro, ou seja, não há conhecimento sobre a natureza elétrica da matéria, logo, não explica a existência de íons. A partir da descoberta do elétron no modelo de Thomson e, com isso, a natureza elétrica da matéria, foi possível explicar a existência dos íons através da perda ou ganho de elétrons. Desse modo, o modelo de Rutherford, posterior ao de Thomson, também explica a estrutura de cátions e ânions.

D) INCORRETO. As balanças de precisão conseguem distinguir massas da ordem de 10-4 g, que é muito maior do que a massa de um átomo (ordem de 10-24 a 10-22 g). Portanto, não é possível determinar a diferença de massa entre elementos com uma balança de precisão. As diferentes massas dos elementos foi prevista por Dalton, a partir de seus experimentos.

E) CORRETO. O modelo de Dalton é descrito como uma esfera maciça, neutra e indivisível, portanto, não considera a existência de partícuals subatômicas. Sendo assim, este modelo é incapaz de explicar radioatividade visto que nesse fenômeno há transformações envolvendo as prótons e nêutrons presentes no núcleo, ou seja, trata-se de um fenômeno nuclear.