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Questão 26 Fuvest 2025 - 1ª fase

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Questão 26

Transportes Capitalismo Comercial Efeito estufa e aquecimento global

Atualmente 80% do comércio mundial transita pelos mares, principalmente em rotas que passam pelos Canais do Panamá e de Suez. Com a redução das calotas polares, novas rotas estão surgindo no Ártico. Mesmo com sua fragilidade ambiental, a região passou a ser uma nova fronteira para o comércio mundial.

Carto Le monde en cartes, n.59, maio-junho 2020 (Adaptado).

Com base no texto, na leitura do mapa e em seus conhecimentos sobre as rotas marítimas, assinale a alternativa correta.



a)

A rota que liga os portos de Murmansk a Churchill é vantajosa em razão da facilidade de acesso e de não interferir na Zona Econômica Exclusiva, evitando conflitos territoriais.

b)

Os percursos advindos das rotas Noroeste e Nordeste possibilitam maior estratégia geopolítica dos países pertencentes à região, que utilizam, para isso, todas as zonas turísticas como sítios para bases militares.

c)

A rota Nordeste, que liga Roterdã a Shangai, aumenta a distância percorrida pelas frotas marítimas e ainda pode ser ameaçada pela ampliação da cobertura de gelo no futuro.

d)

A rota Noroeste, que liga Ásia a América, é percurso já consagrado pelo tráfego marítimo intenso, por sua menor distância e por percorrer muitos portos comerciais e bases militares.

e)

O fluxo comercial possibilitado pelas rotas Noroeste e Nordeste tende a se concentrar no Estreito de Bering, reduzindo a distância a ser percorrida em relação aos trajetos via Canais do Panamá e de Suez.

Resolução

A rota polar entre os EUA e a Europa é mais curta do que a rota Atlântica porque segue um trajeto aproximado ao círculo máximo, que é a menor distância entre dois pontos na superfície terrestre.

Vale ressaltar que o círculo máximo é um conceito geométrico que se refere ao maior círculo que pode ser traçado em uma esfera, dividindo-a em duas partes iguais. Na prática, na esfera terrestre, o círculo máximo representa a menor distância entre dois pontos na superfície do planeta. Quando traçamos rotas entre dois lugares distantes (como entre os EUA e a Europa), a menor distância segue o trajeto do círculo máximo. Essa rota pode parecer curva nos mapas comuns (projeção plana), mas, na realidade, é o caminho mais curto no globo tridimensional.

No caso da rota polar entre os EUA e a Europa, ela segue mais de perto o círculo máximo em comparação à rota Atlântica convencional, que é mais longa porque desvia para seguir as áreas navegáveis no Atlântico. Por isso, a rota polar é mais eficiente, desde que as condições climáticas (como o gelo no Ártico) permitam a navegação.

Com o degelo no Ártico, essas rotas polares estão se tornando cada vez mais viáveis, economizando tempo e combustível para o transporte marítimo, o que representa vantagens econômicas e logísticas. Além disso, a rota polar reduz a necessidade de passar por pontos de estrangulamento como o Canal de Suez, Mancha ou a região do Atlântico Norte.

Ao analisar cada alternativa em relação ao texto, ao mapa e aos conhecimentos geográficos:

a) Incorreta. As rotas marítimas no Ártico frequentemente cruzam zonas econômicas exclusivas (ZEE) de vários países como Rússia Islândia, Noruega e Canadá, o que pode gerar disputas territoriais, principalmente por causa dos recursos minerais e do petróleo. Além disso, a rota Murmansk-Churchill não é mencionada como vantajosa no texto ou no mapa.

b) Incorreta. Embora as rotas Noroeste e Nordeste aumentem a relevância geopolítica dos países do Ártico, a afirmação de que todas as zonas turísticas são usadas como locais para bases militares é imprecisa. O mapa não indica essa correlação direta.

c) Incorreta. A rota Nordeste reduz a distância entre Roterdã e Shangai, como indicado no mapa. O problema de ampliação da cobertura de gelo não é destacado no texto; ao contrário, a redução do gelo é o que viabiliza essas rotas.

d) Incorreta. A rota Noroeste ainda não é consagrada pelo tráfego intenso, pois “a rota Noroeste, que liga Ásia a América, é percurso já consagrado pelo tráfego marítimo intenso, por sua menor distância e por percorrer muitos portos comerciais e bases militares.” e ela é dependente das condições climáticas e da redução do gelo. Além disso, o mapa não evidencia muitos portos comerciais ou bases militares ao longo dessa rota.

e) Correta. O mapa e o texto mostram que o Estreito de Bering é um ponto estratégico nas novas rotas comerciais do Ártico. Essas rotas, favorecidas pela redução do gelo, encurtam devido a utilização do circulo máximo as distâncias em comparação às rotas tradicionais via Panamá e Suez.