Bem-vinda!
“Eram faíscas suas palavras que me queimavam em
doses homeopáticas
durante todas as noites…
Foram longos anos, dia após dia perdendo um pouco
mais minha autoestima,
abrindo mão das roupas que gostava, dos estudos, do
trabalho e das amigas
fazendo de tudo pra evitar brigas,
mas ele sempre dizia que a culpa era minha.
Até que um dia, me empurrou, me acuou
como se eu pudesse caber em qualquer fresta,
encurralada,
me mandou ficar calada e, com medo, obedeci.
Eu pedia desculpa toda vez depois de falar
como se fosse um defeito de nascença querer me
colocar.
A minha casa se tornou um ambiente tão hostil e eu,
prisioneira das minhas próprias ideias,
acreditando que o amor era isso, esse abismo, onde só
um fala e o outro, fica omisso.
Precisei tirar forças de lugares sagrados
pra me afastar e reagir, recolher meus pedaços.
Meus olhos encheram de mar, eu desaguei,
decidi não mais me calar, denunciei!
E depois do silêncio quebrado,
meus pensamentos em guerra cessaram,
recuperei o fôlego e ouvi meu coração sendo grato.
Encontrei em mim um porto seguro, entendi que meu
corpo é meu lar
e, no caminho até ele, escolho
quem anda comigo e quem convido pra entrar.
Hoje, quando olho pra dentro, vejo uma nova mulher
renascendo,
eu celebro sua chegada e contemplo essa nova vida.
Sem medo, abro a janela de casa
e, com olhar de quem há tanto tempo esperava,
te pego pela mão e digo:
Seja bem-vinda!”
Mel Duarte. Colmeia - Poemas Reunidos.
Assinale a alternativa que apresenta uma correspondência correta entre os versos destacados e os recursos utilizados para evidenciar a dor expressa no poema.
a) |
“Eram faíscas suas palavras que me queimavam em/ doses homeopáticas/ durante todas as noites…” ꟷ conotação: o predicativo “faíscas” e a forma verbal “queimavam” estão sendo usados em sentido figurado, enfatizando seu sofrimento. |
b) |
“Até que um dia, me empurrou, me acuou/como se eu pudesse caber em qualquer fresta, /encurralada” ꟷ antítese: os elementos “empurrou”, “acuou” e “encurralada” potencializam de forma contraditória seu sofrimento. |
c) |
“acreditando que o amor era isso, esse abismo, onde só/ um fala e o outro, fica omisso” ꟷ metonímia: o uso do aposto “esse abismo”, referindo-se a “amor”, expressa literalmente seu sofrimento. |
d) |
“Precisei tirar forças de lugares sagrados/ pra me afastar e reagir, recolher meus pedaços” ꟷ pleonasmo: o complemento “meus pedaços” reforça o significado do verbo “recolher”, acentuando seu sofrimento. |
e) |
“Meus olhos encheram de mar, eu desaguei, /decidi não mais me calar, denunciei!” ꟷ paronímia: os verbos “encher” e “desaguar” são elementos de significação próxima que dão ênfase a seu sofrimento. |
a) Correta. No trecho, as palavras "faíscas" e "queimavam", usadas pela voz poemática para caracterizar os vocábulos ditos pelo agressor, não são literalmente centelhas de fogo ou combustão real, as quais provocariam queimaduras físicas. Elas são apresentadas de forma conotativa, pois simbolizam o impacto emocional e psicológico a que ela era submetida. Tais sentidos contribuem para evidenciar a dor expressa no poema, já que as faíscas, embora pequenas, quando usadas recorrentemente, como apresentado, têm um efeito corrosivo; e a queima marca uma dor física das mais intensas e prolongadas sentida por seres humanos, evidenciando o sofrimento emocional profundo causado.
b) Incorreta. Os termos "empurrou", "acuou" e "encurralada" não estão apresentados em sentido contrastante (o que constituiria uma antítese), ao contrário, eles estão, no contexto, convergindo, pois apontam para as mesmas ações violentas às quais a figura feminina é submetida.
d) Incorreta. O uso do termo "esse abismo" para referencial "o amor" não é construído de forma literal, dado que o sentimento não é uma espécie de precipício no sentido real. Além disso, a construção entre o aposto e o termo "amor" não constitui uma relação metonímica (não há contiguidade entre eles), mas metafórica.
d) Incorreta. O termo "meus pedaços" completa o sentido do verbo "recolher", mas não o reapresenta de forma a repetir a mesma ideia, o que seria considerado um pleonasmo. Na verdade, tal termo apresenta uma construção metafórica e hiperbólica com a intenção de figurar o impacto que o sofrimento ocasionado pelo relacionamento causou, ou seja, de deixar a voz poemática em pedaços.
e) Incorreta. Os verbos "encher" e "desaguar" não apresentam uma relação de semelhança sonora ou gráfica que pudesse fazer com que uma evocasse a outra em sua pronúncia e assim constituir o uso da figura paronomásia.