Observe as imagens de satélite que indicam o desmatamento de 12.272 hectares no município de Formosa do Rio Preto (BA), região do MATOPIBA, composta pelos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, no período 2019-2022.
MapBiomas. 2023. Relatório de desmatamento no Brasil (Adaptado).
Com base na análise temporal das imagens, assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, o bioma correspondente à região do MATOPIBA, a atividade econômica desenvolvida nesse local e o possível impacto ambiental negativo decorrente de tal atividade.
a) |
Cerrado, agropecuária e processos erosivos. |
b) |
Cerrado, silvicultura e contaminação do solo. |
c) |
Amazônia, mineração e poluição das águas. |
d) |
Caatinga, pastagem e impermeabilização da superfície. |
e) |
Caatinga, extrativismo e perda de biodiversidade. |
O MATOPIBA tem se destacado nos últimos anos como uma das principais fronteiras agrícolas do país, impulsionada por um conjunto de fatores, como solos férteis, clima favorável, disponibilidade hídrica (rios e aquíferos) e infraestrutura de transportes (para facilitar o escoamento da produção agrícola). A região se insere no bioma Cerrado e possui um enorme potencial para aumentar a produção de alimentos e fibras, contribuindo para a segurança alimentar do país e para as exportações.
A expansão da agricultura na região tem gerado empregos e renda, impulsionando o desenvolvimento econômico de cidades e regiões. Por outro lado, há avanço do desmatamento de grandes áreas de vegetação nativa do Cerrado, afetando a biodiversidade e o clima. Também o uso intensivo do solo pode levá-lo à degradação, reduzindo a sua produtividade a longo prazo.
Diante disso, é possível afirmar que:
a) Correta. Segundo dados do Ministério da Agricultura e Pecuária, nos últimos dez anos, a produção de grãos no MATOPIBA aumentou 92%, passando de 18 milhões de toneladas (safra 2013/14) para as atuais 35 milhões de toneladas. Tal evolução tem sido acompanhada do uso de novas tecnologias produtivas e maquinários que têm impactado a paisagem natural alterando o Cerrado por meio de processos erosivos intensos.
b) Incorreta. A silvicultura, conjunto de técnicas e conhecimentos que visam ao manejo, à conservação e ao aproveitamento sustentável das florestas ou de áreas de plantio de eucalipto e pinus, não incide de maneira significativa no MATOPIBA.
c) Incorreta. O bioma em questão não é o amazônico, que se situa predominantemente no Norte do país, e não nos estados mencionados. A mineração também não é relevante no contexto do MATOPIBA.
d) Incorreta. A Caatinga é o bioma situado predominantemente no Sertão nordestino, que não abrange o MATOPIBA.
e) Incorreta. Como afirmado anteriormente, o bioma em que se insere tal região é o Cerrado. Também o extrativismo não se desenvolve de maneira relevante na região em questão.