“A distribuição dos mosquitos, a frequência de suas picadas e o tempo de eclosão de seus ovos são afetados pela temperatura, pluviosidade e velocidade do vento, além de outros fatores, como deslocamento e densidade populacionais. Por exemplo, com uma temperatura de 27 °C, o período de incubação dos ovos é de dez dias; no entanto, a 37 °C, esse período passa a ser de sete dias. Além disso, a intermitência das chuvas no final da estação do verão e os ventos calmos acentuam a proliferação e a atuação do vetor.”
MENDONÇA, Francisco de Assis. Aquecimento Global e Saúde: uma perspectiva geográfica – notas introdutórias. Terra Livre, 2003 (Adaptado).
Com base no texto, assinale a alternativa correta.
a) |
A elevação da temperatura e o aumento da pluviosidade, somados ao desmatamento, à urbanização e à circulação de pessoas em várias áreas, potencializam a expansão da dengue. |
b) |
A dengue é um problema nacional e está relacionada ao fato de o Brasil ser um país tropical com áreas de florestas, aspectos que, combinados à dispersão da população, contribuem para minimizar a epidemia. |
c) |
A proliferação do mosquito Aedes aegypti ocorre em áreas pouco povoadas nos centros urbanos, associada às baixas temperaturas que intensificam a transmissão da doença. |
d) |
No território brasileiro, as áreas com baixas temperaturas reduzem o tempo necessário para eclosão dos ovos, aumentando a proliferação do mosquito Aedes aegypti e a frequência de picadas. |
e) |
A dengue é um problema de saúde pública em escala mundial e sua disseminação está associada à diminuição de temperatura, aumento da velocidade do vento e redução da precipitação. |
A questão aborda aspectos da fisiologia dos mosquitos transmissores da dengue, levando também em consideração os efeitos da urbanização e do aquecimento global, além de outros fatores. O Aedes aegypti é um mosquito tipicamente urbano e o principal transmissor dos vírus causadores da dengue. Essa espécie vem sendo altamente favorecida pelo processo caótico e sem planejamento típico da urbanização brasileira, somado ao fato do Brasil ser um país tropical, com alta pluviosidade na maioria do seu território, beneficiando fortemente a proliferação do mosquito e o espalhamento da doença pela população.
a) Correta. Como dito no enunciado, o aumento da temperatura, da pluviosidade, desmatamento e urbanização, potencializam a transmissão da dengue.
b) Incorreta. O mosquito Aedes aegypti não é um animal de hábitos florestais. Além disso, a epidemia não está sendo minimizada, mas sim acentuada.
c) Incorreta. A proliferação do mosquito transmissor ocorre em áreas urbanas, associada às altas temperaturas, muito comuns no território brasileiro.
d) Incorreta. As áreas com baixas temperaturas dificultariam a eclosão dos ovos, aumentando o tempo necessário para que isso ocorra, o que reduziria a proliferação, a frequência de picadas e a transmissão da doença.
e) Incorreta. A dengue é um problema apenas em alguns países, em especial os de clima quente e úmido. A disseminação da doença é associada ao aumento da temperatura e aumento da precipitação.