O processo de mumificação usado pelos egípcios começava com a retirada dos órgãos e desidratação do corpo utilizando uma mistura natural, obtida em leito de lagos, de sais solúveis de sódio, como carbonato, hidrogenocarbonato, cloreto e sulfato. Após a desidratação, o corpo era preenchido com uma mistura de serragem e ervas aromáticas como canela, cássia, mirra e até mesmo cebola, que, por conterem álcoois e aldeídos com propriedades antimicrobianas, dificultavam a decomposição do corpo. Por fim, o corpo era envolvido em tecido embebido em resinas insolúveis em água, como betume ou óleo de cedro, que, após seco, formava uma camada impermeabilizante.
A partir dessas informações, assinale a alternativa correta.
a) |
Os sais de sódio mencionados, por serem hidrofílicos, repelem a água. |
b) |
Propanona e hexano são exemplos de álcoois e aldeídos antimicrobianos. |
c) |
Assim como o betume e óleo de cedro, qualquer outro composto orgânico serviria como impermeabilizante. |
d) |
Todo sal iônico poderia ser utilizado em substituição aos sais de sódio mencionados. |
e) |
A impermeabilidade conferida pelas resinas se deve às suas características apolares ou muito pouco polares. |
A) INCORRETA. De acordo com o texto, os sais de sódio são solúveis em água. Isso significa que, do ponto de vista das partículas, os íons provenientes da dissociação desses sais estabelecem interações intermoleculares com a água (íon-dipolo) tais que a energia associada compense a energia associada ao retículo cristalino do sal. Assim, por serem solúveis, esses sais não repelem a água, mas sim, interagem efetivamente com suas moléculas.
B) INCORRETA. As fórmulas estruturais de propanona e hexano são dadas por:
Na propanona nota-se um grupo funcional carbonila (C=O) em um carbono secundário, o que caracteriza a função orgânica cetona. Já o hexano não apresenta grupos funcionais e, portanto, trata-se de um hidrocarboneto.
D) INCORRETA. Para atuar como impermeabilizante para água, o composto deve ter comportamento hidrofóbico e, para tal, suas moléculas devem apresentar caráter apolar. Em uma molécula orgânica, o caráter polar ou apolar se dá pela relação entre o tamanho da cadeia carbônica (o qual contribui com o caráter apolar da molécula) e a polaridade dos grupos funcionais (a qual contribui com o caráter polar da molécula). Assim, nem todo composto orgânico serviria como impermeabilizante já que grupos funcionais polares como hidroxila, carboxila, amino e nitro, dentre outros, presentes na estrutura poderiam interagir com água ao invés de repeli-la.
D) INCORRETA. Nem todos os sais apresentam elevada solubilidade em água e, dessa forma, é incorreto afirmar que qualquer sal poderia substituir os sais de sódio no processo descrito já que, estes sais atuam a partir de sua solubilidade, conforme indica o texto.
E) CORRETA. A água é uma substância polar e, do ponto de vista das forças intermoleculares, tende a apresentar elevada miscibilidade em substâncias polares e, baixa miscibilidade em compostos apolares. Para atuar como impermeabilizante, o composto deve ter comportamento hidrofóbico e, para tal, suas moléculas devem apresentar elevado caráter apolar. Assim, é justamente o fato de as resinas serem insolúveis em água, o que indica sua baixa polaridade, que justifica a característica impermeabilizante desses materiais.