Logo FUVEST

Questão 67 Fuvest 2025 - 1ª fase

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 67

Transcrição do DNA Células tronco

Pesquisas e terapias com células-tronco têm se mostrado cada vez mais promissoras pela possibilidade de seu uso no tratamento de diferentes tipos de doenças, como câncer e doenças degenerativas. As células-tronco podem se diferenciar em células especializadas, conforme exemplificado a seguir.

Disponível em https://upload.wikimedia.org/wikipedia/ (Adaptado).

As células especializadas que derivam de uma mesma célula tronco possuem os(as) mesmos(as)



a)

genes.

b)

RNAs.

c)

proteínas.

d)

lipídeos.

e)

organelas.

Resolução

Após o processo de fecundação, o zigoto formado inicia o desenvolvimento embrionário com a formação de novas células por meio de mitoses sucessivas. Como a mitose é um processo de divisão celular que gera duas células geneticamente idênticas à célula-mãe, as células embrionárias possuem o mesmo material genético (DNA). No início do desenvolvimento embrionário as células são indiferenciadas, ou seja, ainda não se especializaram em funções e podem formar qualquer tipo celular do organismo. No processo de diferenciação, mesmo contendo o mesmo DNA, as células passam a expressar genes distintos, que determinam características relacionadas com a função que desempenham. Dessa forma, as células especializadas do organismo se diferenciam por meio da expressão diferenciada de genes.

a) Correta. As células-tronco se multiplicam por mitose, processo de divisão celular que gera células idênticas geneticamente, ou seja, com o mesmo DNA e os mesmos genes (trechos de DNA). Posteriormente, as diferenças entre os tipos celulares ocorre por expressão gênica diferenciada, ou seja, diferentes genes são expressos em cada tipo celular.

b) Incorreta. Como as células especializadas passaram por diferenciação e expressam genes diferentes, os RNAs formados, por meio do processo de transcrição dos gene, podem ser diferentes em cada tipo celular e resultar em proteínas distintas que conferem características diferentes para cada célula. 

c) Incorreta. A expressão de genes diferentes pelas células especializadas resultam na formação de proteínas distintas, após o processo de transcrição e de tradução. 

d) Incorreta. Os diferentes tipos celulares possuem lipídios em comum, como os fosfolipídios e o colesterol da membrana plasmática. No entanto, dependendo da função da célula, a quantidade e os tipos de lipídios podem variar, por exemplo, as células adiposas acumulam triglicerídeos (gordura) no citoplasma e as células nervosas possuem esfingolipídios na bainha de mielina, o que não está presente em outros tipos celulares ilustrados na figura.

e) Incorreta. Dependendo da função celular há predomínio de organelas distintas. Por exemplo, células com alta atividade metabólica, como os neurônios e as células musculares possuem maior quantidade de mitocôndria que as células adiposas e ósseas, com baixa taxa metabólica. Além disso, as hemácias são células humanas que não possuem mitocôndrias.