Disponível em https://andertoons.com/math/cartoon/7359/.
Contribui para o efeito de comicidade do cartum a
a) |
atitude do docente diante da apatia do grupo, incapaz de produzir uma resposta. |
b) |
certeza do aluno em seu argumento, desafiando a autoridade do professor. |
c) |
interpretação por parte do discente de símbolos matemáticos ligados à teoria dos conjuntos. |
d) |
adoção pelo professor de duas formas semelhantes e eficazes de resolver a mesma equação. |
e) |
rivalidade entre os colegas para determinar quem possui mais conhecimento. |
Análise e tradução do cartoon:
O cartoon mostra uma sala de aula onde o professor está resolvendo uma equação matemática na lousa para encontrar o valor de X. Enquanto isso, um aluno comenta: "Espere aí. Quando aprendemos números romanos, X era 10. Agora é 6. O que está acontecendo aqui?!"
A comicidade surge do fato de o aluno confundir o significado da letra "X". Ele interpreta "X" como o numeral romano para 10, em vez de entender que "X" é uma incógnita usada para resolver a equação.
Resolução:
a) Incorreta. Não há nenhuma indicação de que o grupo esteja apático ou incapaz de responder. O foco do cartoon está no comentário do aluno e na confusão que ele faz entre os números romanos e o exercício de matemática, e não no comportamento da turma.
b) Correta. A comicidade está justamente na confiança do aluno ao questionar o professor. Ele acredita estar certo ao dizer que "X era 10 em números romanos", mas, na realidade, ele está confundindo dois conceitos diferentes. Esse "desafio" à autoridade do professor, fundamentado em um mal-entendido e na certeza com a qual o aluno questiona o professor, é o que cria o efeito cômico.
c) Incorreta. A comicidade da tirinha não envolve a teoria dos conjuntos, mas surge da confusão entre "X" como numeral romano e "X" como variável na equação.
d) Incorreta. Embora o professor resolva a equação de forma correta e lógica, isso não é o motivo da comicidade. A piada não está relacionada ao método do professor, mas sim à interpretação errada do aluno.
e) Incorreta. Não há nenhuma interação ou rivalidade entre os colegas na cena. A comicidade está no equívoco do aluno e na maneira como ele questiona o professor, e não em uma competição entre os estudantes.