No texto intitulado Tarsila, a pesquisadora Aracy Amaral transcreve um trecho das impressões de Tarsila do Amaral sobre a viagem às cidades históricas coloniais mineiras, que realizara em 1924 com o grupo modernista, liderado por Mário de Andrade: “(...) As decorações murais de um modesto corredor de hotel; o forro das salas, feito de taquarinhas coloridas e trançadas; as pinturas das igrejas, simples e comoventes, executadas com amor e devoção por artistas anônimos; o Aleijadinho, nas suas estátuas e nas linhas geniais da sua arquitetura religiosa, tudo era motivo para as nossas exclamações admirativas. Encontrei em Minas as cores que adorava em criança. Ensinaram-me depois que eram feias e caipiras. Segui o ramerrão do gosto apurado... Mas depois vinguei-me da opressão passando-as para as minhas telas: azul puríssimo, rosa violáceo, amarelo vivo, verde cantante, tudo em gradações mais ou menos fortes, conforme a mistura de branco. Pintura limpa, sobretudo, sem medo de cânones convencionais. Liberdade e sinceridade, uma certa estilização que a adaptava à época moderna.”
AMARAL, Tarsila, 1939. Apud AMARAL, Aracy. Tarsila, In: Tarsila do Amaral. São Paulo: Fundação Finambras, s.d, p.4.
Tarsila do Amaral, O mamoeiro, 1925, óleo s/ tela, 65,0 cm x 70,0 cm. Coleção Mário de Andrade - Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo. Reprodução fotográfica: Rômulo Fialdini. Disponível em: https://enciclopedia.itaucultural.org.br/.
Considerando a obra O Mamoeiro, de Tarsila do Amaral, qual é o principal elemento que caracteriza a influência do movimento modernista brasileiro na pintura?
a) |
O emprego de recursos pictóricos que realçam os efeitos de luz e sombra na cena retratada. |
b) |
A representação de aspectos da cultura brasileira, valorizando uma paisagem local. |
c) |
A simplificação de formas geométricas abstratas. |
d) |
A inspiração na arte africana e na produção simbólica de povos originários. |
e) |
A incorporação da colagem e de técnicas mistas como procedimentos artísticos centrais. |
a) Incorreta. A luz foi um elemento essencial para os impressionistas, movimento europeu francês do final do século XIX, e não é o aspecto central da obra de Tarsila do Amaral, modernista brasileira no século XX. Sua produção artística valoriza paisagens que retratam as características únicas das cidades e da cultura brasileira, conforme indicado no texto. Por isso, a alternativa não está adequada.
b) Correta. A pintura destaca aspectos da cultura popular brasileira e de suas paisagens locais, como evidenciado no texto em questão. Com tons saturados, a representação das casas e suas arquiteturas, em harmonia com a paisagem natural, reflete a vivência de Tarsila do Amaral nessas cidades, transposta para a tela. Essas características foram marcantes no trabalho da artista e de toda a geração modernista, consolidando sua visão estética e cultural. Portanto, a alternativa está adequada.
c) Incorreta. De fato, as pinturas de Tarsila do Amaral apresentam geometrizações em suas composições, no entanto, a obra em questão não é abstrata, mas sim figurativa. Essa característica invalida a alternativa, já que ela não corresponde à natureza da pintura analisada.
d) Incorreta. Com base na análise estética da pintura em questão, não há qualquer referência à arte africana na imagem. Conforme mencionado nos itens anteriores, a obra apresenta exclusivamente recortes inspirados em paisagens brasileiras. Por essa razão, a alternativa é incorreta.
e) Incorreta. Embora a colagem tenha se destacado nas vanguardas europeias como uma prática artística, no Brasil essa técnica não teve grande adesão, sendo pouco explorada pelos artistas locais. Tarsila do Amaral, por exemplo, não incorporou a colagem em seus trabalhos e suas pinturas não apresentam essa característica. Por esse motivo, a alternativa está incorreta.