“Brasil, meu Brasil brasileiro
Meu mulato inzoneiro
Vou cantar-te nos meus versos
O Brasil, samba que dá
Bamboleio, que faz gingar
O Brasil do meu amor
Terra de Nosso Senhor
Brasil, pra mim
Ô, abre a cortina do passado
Tira a mãe preta do cerrado
Bota o Rei Congo no congado
Brasil, pra mim (...)
Ô! Esse coqueiro que dá coco
Onde eu amarro a minha rede
Nas noites claras de luar
Brasil, pra mim
Ô! Ouve essas fontes murmurantes
Onde eu mato a minha sede
E onde a lua vem brincar
Ô! Este Brasil lindo e trigueiro
É o meu Brasil, brasileiro
Terra de samba e pandeiro
Brasil, pra mim”
A canção Aquarela do Brasil foi composta por Ari Barroso e lançada no ano de 1939. Sua letra permite identificar temas que guardam afinidades com a política cultural do Estado Novo, podendo ser destacada a
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discriminação em relação a afrodescendentes. |
b) |
exaltação das virtudes naturais e nacionais. |
c) |
concepção civilizatória assentada na religião católica. |
d) |
valorização da cultura cabocla e do regionalismo. |
e) |
escolha do malandro como símbolo nacional. |
a) Incorreta. Apesar de a letra de Ary Barroso (1903-1964) mencionar a "mãe preta do cerrado", essa referência não é feita de forma pejorativa, mas sim como parte da diversidade cultural brasileira. A canção, de modo geral, busca exaltar essa diversidade, incluindo elementos da cultura afro-brasileira.
b) Correta. A canção faz uma intensa exaltação da natureza brasileira ("coqueiro que dá coco", "fontes murmurantes"), do povo ("mulato inzoneiro", "trigueiro") e da cultura ("samba que dá", "bamboleio"). Essa exaltação do que é nacional era uma característica marcante da política cultural do Estado Novo, que buscava construir uma identidade nacional forte e unificada, de modo a consolidar estratégias de propaganda do regime e de fortalecimento do nacionalismo expresso pelo Estado Novo.
c) Incorreta. A letra menciona "Terra de Nosso Senhor", fazendo referência à cultura católica, mas não há uma ênfase exclusiva na religião católica, que traga algum tipo de exclusivismo e de discurso civilizatório. A canção celebra a diversidade cultural brasileira, que inclui elementos de diversas religiões e culturas, como demonstrado pelas referências a tradições afro-brasileiras.
d) Incorreta. Embora a canção celebre a natureza e o povo brasileiro, não há uma ênfase específica na cultura cabocla - o que incluiria a questão da mestiçagem e da fusão cultural, elementos que chegam a aparecer na letra de Aquarela do Brasil - ou no regionalismo. A visão apresentada é mais generalista e nacionalista, tentando abarcar, mesmo que de forma genérica, todo o país em um só discurso cultural.
e) Incorreta. O malandro não é mencionado na letra da canção, que se concentra em elementos mais gerais da natureza e da cultura brasileira. A figura do malandro era também popular durante a década de 1930, tendo sido inclusive tema de canções como o samba Lenço no Pescoço, de Wilson Batista (1913-1968). No início da década de 40, o malandro chegou a simbolizar o Brasil até em âmbito internacional, por exemplo, com a estereotipia representada por uma personagem como o Zé Carioca, de Walt Disney (1901-1966), criado para o filme Alô, Amigos! (Saludos Amigos), de 1942 (filme que conta com Aquarela do Brasil entre as músicas de sua trilha). Porém, o ícone do malandro não foi o escolhido para representar o Brasil e a nacionalidade na letra de Ary Barroso.