Logo UNESP

Questão 31 Unesp 2025 - 2ª fase

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 31

Quincas Borba

Para responder às questões, leia os dois primeiros capítulos do romance Quincas Borba, de Machado de Assis.

Capítulo I

Rubião fitava a enseada, — eram oito horas da manhã. Quem o visse, com os polegares metidos no cordão do chambre, à janela de uma grande casa de Botafogo, cuidaria que ele admirava aquele pedaço de água quieta; mas, em verdade, vos digo que pensava em outra coisa. Cotejava o passado com o presente. Que era, há um ano? Professor. Que é agora? Capitalista. Olha para si, para as chinelas (umas chinelas de Túnis, que lhe deu recente amigo, Cristiano Palha), para a casa, para o jardim, para a enseada, para os morros e para o céu; e tudo, desde as chinelas até o céu, tudo entra na mesma sensação de propriedade.

— Vejam como Deus escreve direito por linhas tortas, pensa ele. Se mana Piedade tem casado com Quincas Borba, apenas me daria uma esperança colateral. Não casou; ambos morreram, e aqui está tudo comigo; de modo que o que parecia uma desgraça...

Capítulo II

Que abismo que há entre o espírito e o coração! O espírito do ex-professor, vexado daquele pensamento, arrepiou caminho, buscou outro assunto, uma canoa que ia passando; o coração, porém, deixou-se estar a bater de alegria. Que lhe importa a canoa nem o canoeiro, que os olhos de Rubião acompanham, arregalados? Ele, coração, vai dizendo que, uma vez que a mana Piedade tinha de morrer, foi bom que não casasse; podia vir um filho ou uma filha… — Bonita canoa! — Antes assim! — Como obedece bem aos remos do homem! — O certo é que eles estão no céu!

(Quincas Borba, 2012.)


a) Que embate é narrado no segundo capítulo? De que pensamento o espírito de Rubião se envergonha?

b) Que procedimento estilístico, característico da prosa madura de Machado de Assis, é empregado no primeiro capítulo? Justifique sua resposta.



Resolução

a) No segundo capítulo do romance “Quincas Borba”, o narrador menciona o embate interno vivido por Rubião entre seu espírito, isto é, sua consciência e seu coração. O espírito de Rubião se envergonha por considerar que a morte de sua irmã que, aparentemente seria uma desgraça, na verdade foi benéfica, uma vez que foi ele, Rubião, quem herdou a fortuna de Quincas Borba. Caso a irmã não tivesse morrido, ela teria se casado com Quincas e constituído uma família, o que faria com que a fortuna do amigo fosse transmitida a seus filhos, e não a Rubião. Nesse ponto, o espírito procura afastar esse pensamento e distrair-se com outras coisas, como a canoa que ia passando, mas o coração, apegado à riqueza, ao considerar que foi bom que mana Piedade não se casasse, sugere que sua morte foi boa, pois fez com que Rubião se tornasse o único herdeiro do amigo filósofo.

b) No primeiro capítulo de “Quincas Borba”, verifica-se o emprego da ironia, um recurso estilístico característico da prosa madura de Machado de Assis. Essa figura de estilo consiste não apenas no uso de palavras que expressam o contrário daquilo que se pretende dizer, como também na sugestão de diversos sentidos implícitos ou subentendidos em um comentário ou afirmação. Ao longo do capítulo, pode-se identificar uma série de construções de caráter irônico, como, por exemplo, na frase “Que era, há um ano? Professor. Que é agora? Capitalista.”, em que os termos “professor” e “capitalista” criam um contraste de caráter cômico, visto que não se associa a profissão de professor como propícia para a acumulação de capital. Tal contraste intriga o leitor e desperta sua curiosidade em saber como Rubião passou de uma condição a outra. Outro traço de ironia pode ser identificado na frase: “e tudo, desde as chinelas até o céu, tudo entra na mesma sensação de propriedade”, a qual aproxima um elemento banal – chinelas – de algo sublime – o céu – para sugerir a mania de grandeza e a excessiva valorização de si mesmo que caracterizam a personalidade de Rubião. Por fim, observa-se a ironia nas reflexões de Rubião acerca da morte da irmã Piedade, especialmente no trecho “de modo que o que parecia uma desgraça...”, o qual deixa implícito que o personagem considera essa morte lhe foi conveniente, pois permitiu que ele fosse o único herdeiro de Quincas Borba, cujos planos de casamento com Piedade foram frustrados.