Logo UNESP

Questão 32 Unesp 2025 - 2ª fase

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 32

Classificação do sujeito Discurso indireto livre

Para responder às questões, leia os dois primeiros capítulos do romance Quincas Borba, de Machado de Assis.

Capítulo I

Rubião fitava a enseada, — eram oito horas da manhã. Quem o visse, com os polegares metidos no cordão do chambre, à janela de uma grande casa de Botafogo, cuidaria que ele admirava aquele pedaço de água quieta; mas, em verdade, vos digo que pensava em outra coisa. Cotejava o passado com o presente. Que era, há um ano? Professor. Que é agora? Capitalista. Olha para si, para as chinelas (umas chinelas de Túnis, que lhe deu recente amigo, Cristiano Palha), para a casa, para o jardim, para a enseada, para os morros e para o céu; e tudo, desde as chinelas até o céu, tudo entra na mesma sensação de propriedade.

— Vejam como Deus escreve direito por linhas tortas, pensa ele. Se mana Piedade tem casado com Quincas Borba, apenas me daria uma esperança colateral. Não casou; ambos morreram, e aqui está tudo comigo; de modo que o que parecia uma desgraça...

Capítulo II

Que abismo que há entre o espírito e o coração! O espírito do ex-professor, vexado daquele pensamento, arrepiou caminho, buscou outro assunto, uma canoa que ia passando; o coração, porém, deixou-se estar a bater de alegria. Que lhe importa a canoa nem o canoeiro, que os olhos de Rubião acompanham, arregalados? Ele, coração, vai dizendo que, uma vez que a mana Piedade tinha de morrer, foi bom que não casasse; podia vir um filho ou uma filha… — Bonita canoa! — Antes assim! — Como obedece bem aos remos do homem! — O certo é que eles estão no céu!

(Quincas Borba, 2012.)


a) Considere os seguintes trechos do primeiro capítulo:

I. “Rubião fitava a enseada, — eram oito horas da manhã.”

II. “Cotejava o passado com o presente. Que era, há um ano? Professor. Que é agora? Capitalista.”

III. “— Vejam como Deus escreve direito por linhas tortas, pensa ele. Se mana Piedade tem casado com Quincas Borba, apenas me daria uma esperança colateral.”

IV. “Não casou; ambos morreram, e aqui está tudo comigo; de modo que o que parecia uma desgraça…”

      Em qual desses trechos ocorre o chamado discurso indireto livre? Justifique sua resposta.

b) Identifique os sujeitos dos verbos sublinhados no primeiro capítulo.



Resolução

a) O discurso indireto livre é caracterizado pela presença de pensamentos ou falas das personagens, sem qualquer marcação linguística (aspas ou travessões), em meio à narração do narrador. Isso ocorre quando um narrador onisciente compartilha com o leitor pensamentos que não são necessariamente seus, mas dos personagens. A partir disso, é possível observar a presença dele no trecho II, pois, a partir do trecho "Cotejava o passado com o presente", o narrador onisciente descreve os pensamentos do personagem Rubião: "Que era, há um ano? Professor. Que é agora? Capitalista." No trecho I, há apenas a narração da ação de Rubião, além da indicação do tempo da ação. Nos trechos III e IV, os pensamentos de Rubião são indicados textualmente por meio do travessão, da referência explícita do narrador "pensa ele"; o texto está em 1ª pessoa, na voz da personagem Rubião: "me daria"; "tudo comigo". 

b) A forma verbal “visse” possui como sujeito simples o pronome “quem”; já o sujeito da forma verbal “cuidasse” é oracional, ou seja, o sujeito é composto por uma oração: “quem o visse”.