A figura mostra o mapa genético de um roedor macho em que os genes autossômicos para a cor e a forma do pelo encontram-se ligados. Os alelos B e b condicionam que o pelo seja preto e branco, respectivamente. Os alelos L e l condicionam que o pelo seja ondulado e liso, respectivamente.
a) Quantos espermatozoides com genótipos diferentes podem ser formados a partir de uma célula germinativa nesse macho? Em qual fase da meiose se inicia o crossing-over em uma célula em divisão?
b) Qual a porcentagem esperada de gametas com genótipo bL produzidos por esse macho? Qual a probabilidade de o cruzamento desse roedor macho com uma fêmea duplo-homozigota recessiva gerar um filhote macho de pelos brancos e lisos?
De acordo com o enunciado, os caracteres cor e forma do pelo são determinados por dois genes distintos localizados em um mesmo cromossomo autossômico, portanto, tratam-se dos genes ligados. O enunciado revela que:
B_ : pelo preto e bb: pelo branco
L_: pelo ondulado e ll: pelo liso
Sabendo dessas informações, os itens são respondidos.
a) Assumindo a ocorrência do crossing-over, podem ser formados quatro tipos de gametas: Bl e bL (gametas parentais), BL e bl (gametas recombinantes, resultantes do crossing-over).
O crossing-over consiste em um importante fenômeno de troca de segmentos entre cromátides não-irmãs de cromossomos homólogos. Este processo promove a recombinação gênica que resulta em variabilidade genética tão importante para a evolução das espécies. O crossing-over ocorre durante o paquíteno da primeira fase da meiose, denominada prófase I.
b) O macho é um indivíduo heterozigoto trans Bl/bL cruzado com uma fêmea bl/bl em um cruzamento-teste. O parental macho heterozigoto pode formar:
É importante lembrar que a distância entre dois genes ligados corresponde à porcentagem de gametas recombinantes. Neste caso, a distância entre os genes B e L é igual a 32 UR, logo, a porcentagem de gametas recombinantes é igual a 32%.
Assim, a porcentagem de gametas bL produzidos a partir do macho é de 34%.
A fêmea bl/bl pode formar apenas óvulos bl.
Considerando os gametas que podem ser formados a partir destes parentais (macho Bl/bL e fêmea bl/bl), é realizado o cruzamento abaixo:
34% Bl |
34% bL |
16% BL |
16% bl |
|
100% bl |
34% Bbll pelos pretos e lisos |
34% bbLl pelos brancos e ondulados |
16% BbLl pelos pretos e ondulados |
16% bbll pelos pretos e lisos |
Roedores são mamíferos, logo, a determinação do sexo é dada pelo sistema XY. Desse modo, a probabilidade de nascimento de um filho macho XY é igual a 1/2 (50%). Além disso, a probabilidade de nascimento de um filhote de pelos brancos e lisos (bbll) é igual a 16%, conforme o cruzamento acima. Desse modo, a probabilidade de nascimento de um filhote macho e bbll é igual a .